Paróquias da Diocese de Campos recebem os novos sacerdotes

Posse Pe. João Genes na Paróquia de Nossa Senhora da Natividade

“Agora com o fim da pandemia aguardo um novo contexto, com o retorno das pessoas. Jesus veio criar algo novo sempre, então esta nova etapa é para vivermos também uma nova Igreja. O Papa Francisco diz muito bem que é sinodal, no qual todos andam juntos”, declarou Dom Roberto.

Começou no período da Oitava da Páscoa a ser efetivada a transferência dos sacerdotes da Diocese de Campos, que foi anunciada no mês de março, pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, durante a Reunião Geral do Clero, no Centro Diocesano de Pastoral. Na cidade de Natividade, noroeste fluminense, já cumprindo a agenda das celebrações das Santas Missas onde é realizada a posse canônica, o Bispo Dom Roberto Francisco, deu posse no último dia 20 de abril, ao Pe. João Genes, como novo pároco do Santuário de Nossa Senhora de Natividade, na cidade de Miracema. De acordo com o bispo, o conceito de paróquia remonta aos sacerdotes que estejam junto às casas e consequentemente as famílias. “O pároco não é o dono de uma paróquia, mas o Pai, o Pastor, o primeiro cristão, que dá testemunho, que guarda a fé e estimula a comunhão das pessoas. Agora com o fim da pandemia aguardo um novo contexto, com o retorno das pessoas. Jesus veio criar algo novo sempre, então esta nova etapa é para vivermos também uma nova Igreja. O Papa Francisco diz muito bem que é sinodal, no qual todos andam juntos”, declarou Dom Roberto.

Pe. Gustavo Ribeiro na Paróquia São Sebastião de Campos.
Pe. Fabiano Ferreira na Paróquia São Gonçalo, na baixada campista.

A baixada campista foi a área que mais passou por alterações pastorais, no distrito de São Sebastião, o Pe. Gustavo Ribeiro já assumiu as atividades pastorais da Paróquia São Sebastião. Ao longo da semana, o sacerdote já percorreu algumas comunidades da paróquia e realizou uma reunião com os coordenadores de pastoral, grupos, movimentos, ministérios e representantes das capelas. No distrito de Goitacazes, a Paróquia São Gonçalo já tem como novo pároco o Pe. Fabiano Ferreira, que terá como vigário o Pe. Alfredo Rosa. “Agradeço a acolhida de todos da comunidade, peço que rezem por mim e pelo Pe. Alfredo, além de todos os sacerdotes, pelo bispo e o nosso papa. Estou me adaptando a essa nova realidade e vice e versa, como a comunidade vai se adaptando ao jeito de ser de cada sacerdote. Estou muito feliz de estar aqui nesta Paróquia”, disse o Pe. Fabiano.

Pe. Liomar dos Santos novo Reitor do Santuário de Santo Amaro.

O Santuário de Santo Amaro, passa a ter o Pe. Liomar dos Santos como novo Reitor. O Santuário foi criado aos 19 de junho de 2016, a Reitoria tem uma grande devoção e participação dos devotos e fiéis de todas as localidades de Campos e de outros municípios. “Estou muito feliz em ter sido convidado por nosso querido Bispo Diocesano, e todo governo da Diocese para colaborar nesta missão de Reitor do Santuário Santo Amaro, certo da desafiadora missão que a mim foi confiada quero contar com a oração de todo povo de Deus. Que o bondoso Deus possa me conduzir neste grande campo da Fé”, diz o Pe. Liomar.

No bairro do IPS, em Campos, o último dia 21 de abril o Pe. Antônio Marcello Ribeiro dos Santos, celebrou a primeira Missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. A celebração contou com a participação efetiva dos fiéis tanto da nova Paróquia, quanto paroquianos da São Gonçalo, que estiveram presentes na celebração. “Chego com esse desejo de trabalhar, dando continuidade ao que já feito pelo Pe. Crimário, mas também dar continuidade a tantos projetos e atividades desta amada paróquia. Aos paroquianos da São Gonçalo, deixo o meu abraço. Uma paróquia ao qual sou filho e tem sempre esse laço de amizade, pois de onde nasceu a minha vocação sacerdotal”, afirmou Pe. Marcello, que no mês de abril também assumiu a função de chanceler da Cúria Diocesana. Na cidade de São João da Barra, os fiéis da Paróquia São João Batista e do Santuário de Nossa Senhora da Penha, já estão sob o pastoreio do Pe. Michael Bruno. O sacerdote tem realizado reuniões com as pastorais e movimentos e já chegou conduzindo as celebrações da Semana Santa, além das festividades de Nossa Senhora da Penha, na Praia de Atafona. Na cidade de Itaperuna, o Pe. Crimário Verdam iniciou as atividades pastorais percorrendo as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Um dos locais visitados é o distrito de Avaí, o mais antigo da cidade, além de receber se reunir com os integrantes do Terço dos Homens e do Encontro de Casais com Cristo.

– Datas das Posses

29/04 – Posse Pe. Crimário Verdam (19h – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Itaperuna / RJ)

02/05 – Posse Pe. Liomar dos Santos (19h – Santuário de Santo Amaro – Campos / RJ)

03/05 – Posse Pe. Gustavo Ribeiro (19h – Paróquia São Sebastião – Campos / RJ)