Por uma Espiritualidade Conciliadora
O tempo Pascal celebra a Vida do Ressuscitado, que faz irromper uma Nova Criação trazendo harmonia e paz para todo o Universo. No decorrer das semanas a liturgia apresenta o Cristo ressurgente unindo os apóstolos que estavam dispersos, preparando-os para a sua Ascensão, deixando a comunidade eclesial estruturada com pastores e o Povo da Nova Aliança, assumindo sua missão de evangelizar e ensinar a Boa Nova. Vivenciamos neste tempo junto a Presença do Ressuscitado a reconciliação profunda com as pessoas e todas as coisas, resgatando a maravilhosa unidade e concórdia do projeto do Pai.
Nesta perspectiva foi apresentado pelo Pe. Joãozinho, SCJ na 60ª Assembléia Geral da CNBB em Aparecida o último livro do Pe. Zezinho, SCJ: Por uma Espiritualidade Conciliadora ( Diálogo, perdão e reparação em tempos de ira e de confronto ). Embora atual e, mormente esta obra do poeta e cantor Pe. Zezinho transparece toda a sua vida e mensagem, servindo a comunicação entusiasta de um Evangelho Integral, que conjuga oração e ação, profecia e missão, ternura e indignação, mas sempre semeando a paz e a bondade do Deus que armou sua tenda na nossa vida. Caracteriza bem o sub-título a atual conjuntura do mundo e do Brasil : tempos de ira e de confronto, onde são raras e necessárias as vozes que conclamam para a reconciliação e a “juntice”, isto é a comunhão construída a partir da escuta e da acolhida recíproca, deixando para trás a cultura do ressentimento, da inculpação e negação do outro como pessoa, e da raiva e ódio homicidas.
Ser cristão nos recorda o Pe. Zezinho é ter sempre o coração preparado para o perdão generoso, para saber valorizar e reconhecer o que de bom e divino há em todas as pessoas, sejam oponentes, divergentes, ou diametralmente opostas ao que pensamos e sentimos. É importante recordar que as pessoas são mais importantes que as ideias e que só Deus é maior, mestre e Pai de todos (as). O Brasil precisa para desenvolver-se e reconstruir-se de um amplo diálogo e pacto nacional, centrado no bem comum e na busca de conciliação e de paz social. Deus seja louvado!
+ Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 07 de Maio de 2023.