Quatro novos diáconos permanentes são ordenados para a Diocese de Campos

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: José Henrique Aguiar (Arautos do Evangelho)

“Diácono que não gosta de servir e não tem cheiro de pobres, não exercem o ministério devidamente”, afirmou Dom Roberto. O Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, ordenou quatro novos diáconos permanentes, durante a Santa Missa, realizada na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. Sacerdotes e diáconos estiveram presentes na celebração, que foi transmitida pelas redes sociais devido a pandemia do novo coronavírus, que limitou a participação dos fiéis na assembleia.

Foram ordenados diáconos Fábio Cunha Coelho, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Campos; Herbert Costa Lopes e Wesley Rangel Mendes, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Italva; e Kauê de Souza Martins, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Campos.

História – O diaconado permanente, restaurado pelo Concílio Vaticano II em harmonia de continuidade com toda a Tradição e com os próprios desejos do Concílio de Trento, conheceu nestes últimos decénios, em muitos lugares, um forte impulso e produziu frutos prometedores, com vantagem para o trabalho urgente da nova evangelização. O Concílio de Trento dispôs que o diaconado permanente fosse retomado, como era antigamente, segundo a natureza própria, como função originária na Igreja. Mas tal prescrição não encontrou atuação concreta. Foi o Concílio Vaticano II a estabelecer que o diaconado pudesse « no futuro ser restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia…, (e) ser conferido a homens de idade madura, também casados, e bem assim a jovens idôneos, para os quais porém deve permanecer em vigor a lei do celibato », segundo a tradição constante.

Posts Similares

2 Comentários

  1. A primeira ordenacao de diaconos permanentes, na Diocese de Sao Jose dos Campos, aconteceu no dia 1? de maio de 1986, na celebracao dos cinco anos da Diocese. Foi no Ginasio Lineu de Moura (Associacao Esportiva Sao Jose). Foram ordenados 12 diaconos permanentes, dos quais 7 ja faleceram.

  2. “Nossa Diocese, desde seu inicio, contou com o ministerio dos Diaconos Permanentes e promoveu a vocacao dos mesmos, criando a Escola Diaconal. Hoje seria impensavel a nossa caminhada eclesial sem a presenca dos Diaconos Permanentes”. Estas palavras, que se encontram no paragrafo 68 do Documento Conclusivo do Sinodo Diocesano, evidenciam a riqueza que o ministerio diaconal e para a Diocese de Sao Jose dos Campos, que destaca-se como uma das dioceses que mais ordena diaconos permanentes, no Brasil. Um exemplo destes e o Diac. Rubens Dantas, que foi ordenado na Diocese de Botucatu e ha muitos anos mora e atua na Paroquia Espirito Santo. Incansavel em seu amor pelo Apostolado da Oracao, esteve a frente desse movimento, como seu diretor espiritual, por muitos anos. Proximo de completar 100 anos de vida, ainda se mostra fervoroso no exercicio de seu ministerio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *