Santa Missa online: o desafio das paróquias da Diocese de Campos para evangelização
Em meio à pandemia do coronavírus que mudou a rotina do mundo inteiro e diante da recomendação das Dioceses da celebração das Missas, sem a presença de fiéis, para evitar aglomerações de pessoas, várias paróquias de todo o Brasil se reinventam, por meio das redes sociais a fim de levar a Palavra de Deus a todos. Na Diocese de Campos, as paróquias, quase-paróquias e reitorias da região estão usando as redes sociais como aliada na evangelização.
A Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, na baixada campista, é uma delas. As missas dominicais e também durante a semana são transmitidas pela internet através do Instagram e Facebook da paróquia. Através da Pastoral da Comunicação (Pascom São Gonçalo) os fiéis podem acompanhar a Santa Missa das residências, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de ficar em casa e evitar aglomerações.
Canais católicos de televisão sempre tiveram em suas programações as transmissões das missas, mas para Maria Zélia Siqueira, Ministra Extraordinária da Distribuição da Sagrada Comunhão da Igreja Matriz São Gonçalo, é melhor acompanhar o que acontece na própria paróquia. “Assistir a missa da nossa paróquia transmitida pela internet é muito emocionante. E como se eu estivesse presente na Igreja”, disse ela.
Com a ajuda do celular e através de pequenas câmeras, as imagens são captadas e chegam aos fiéis pelas lives nas redes sociais, fazendo com que cada pessoa coloque a sua intenção pessoal, especialmente para o fim desta pandemia e possa realizar a sua comunhão espiritual com Deus.
Texto: Camila Siqueira (Pascom São Gonçalo)