Santíssimo Salvador caminho de fidelidade e entrega para a vida plena
Neste ano, a Solenidade do Santíssimo Salvador se reveste de especial importância. Iniciamos, na Diocese, o Tríduo preparatório para o seu Centenário, a completar-se em 2022. No mês de outubro, dois acontecimentos concentrarão a atenção mundial: a celebração do Mês Mundial Missionário, que comemora a Encíclica do Papa Bento XV, “Maximun Illud”, sobre a missão evangelizadora da Igreja “ Ad Gentes” (a todas as nações) e, no coração deste mês empolgante, o Sínodo Extraordinário sobre os Povos da Amazônia, com a participação dos nove países que compõem a REPAM.
A Luz e o esplendor do Santíssimo Salvador sempre nos convoca a despertar e vivenciar a vocação missionária que nasce do seu próprio mandato: Ide e Ensinai às Nações! Mais, a evangelização supõe o anúncio da Boa Nova às pessoas, estruturas e formas de convivência, renovando-as por inteiro, gerando a vida do Reino nos corações e relacionamentos. Campos dos Goytacazes, a cidade do Santíssimo Salvador, para ser a urbe formosa banhada pela luz divina tem, no seu orago e padroeiro, o desafio e a gloriosa tarefa de ir construindo a Jerusalém Celestial neste lugar, acolhendo o Reino e transformando as diversas expressões do convívio cívico e familiar numa cidadania robusta e participativa, numa fraternidade cada vez mais inclusiva.
Nesta linha, nos preocupam muito a violência, especialmente contra a mulher, idosos e crianças, os ataques a templos religiosos, o aumento da população de rua desassistida, o alto desemprego e as dificuldades no campo da saúde com os índices expressivos da chikungunya. Certamente, são entraves que devem nos levar, antes que culpabilizar, a unirmo-nos no empenho de apresentar soluções e um debate prospectivo e consistente para as próximas eleições. Para tudo isto, ser uma família campista reconciliada, esperançosa e proativa, precisamos da força, graça, e da Palavra inspiradora do Santíssimo Salvador, que nos ensina a partilhar e acolher, multiplicando gestos e atitudes de responsabilidade social e sustentável, trazendo paz, justiça e amor para nossa querida planície campista. Deus seja louvado!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 04 de Agosto de 2019.