Saúde Mental: Psicóloga destaca importância do cuidado e de atitudes saudáveis

No mês de janeiro a Psicóloga Camila dos Santos Leite destaca a necessidade do cuidado com a saúde mental. E o impacto da Pandemia que exigem atitudes de cuidado.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

A Pandemia acelerou impacto sobre a Saúde Mental. E neste tempo é urgente o cuidado e a prevenção. A Psicóloga Camila dos Santos Leite destaca a necessidade de atitudes de cuidado para evitar o agravamento desses problemas.

– Em meio a tantas questões o que mais agravou a saúde mental é a dificuldade da retomada social, voltar a fazer o simples o comum ainda é um desafio para muitas pessoas, principalmente pelo tempo que ficamos em isolamento e as mudanças na maneira de se comportar, de se cuidar.E mesmo com a volta ao convívio, toda forma de convivência ainda requer cuidados e há certo limite nos contatos físicos, isso tem gerado muita ansiedade, em pessoas de todas as idades. – disse Camila.

A Psicóloga adverte que é necessário o retorno gradativo às atividades, respeitando o o tempo e evitando o isolamento social que causa transtornos. Um caminho de cuidado e de atenção, buscando a interação.

– Sabemos que com o isolamento o uso de celulares e o mergulho no mundo virtual foi um refúgio para os tempos sombrios e solitários da pandemia, mas entender que o mundo virtual não supre nossas necessidades reais de convívio e afeto se faz necessário em tempos de tantas doenças geradas pelo excesso de telas, desde questões emocionais como a agitação a problemas físicos como lesões por esforço repetitivo. – destaca.

Entender que cada ser humano reage as mudanças de uma forma e compreender que a maioria das questões já existiam e foram agravadas pela pandemia é um bom começo para entender os problemas reais nesse tempo de recomeço e reestruturação de todos e de cada um.

– Ter uma vida saudável é uma busca diária, entender nossas necessidades é o mais importante para saber o que precisamos modificar tanto física quanto emocionalmente. Falar é terapêutico, mas precisa de uma escuta qualificada para compreender as questões e assim mudar o comportamento.O que todos podemos e devemos fazer é praticar exercícios, optar por alimentos nutritivos e cuidar das questões emocionais, tudo isso se torna um bom início na busca da saúde, que sempre será um tripé biopsicossocial.- conclui Camila.