Seminário Diocesano promove visitas às Paróquias com as turmas do propedêutico e pastoral de férias

O Seminário Diocesano Maria Imaculada da Diocese de Campos promove durante o mês de dezembro, um trabalho de Pastoral de Férias. Durante o período os seminaristas são enviados para algumas paróquias para acompanhar o desenvolvimento de trabalhos pastorais. De acordo com o reitor do seminário, Pe. Alexandre Mothé, os trabalhos serão realizados até o dia 23 de dezembro.

Ainda dentro da programação do Seminário, os seminaristas do Propedêutico realizam durante o mês visitas pastorais às famílias e comunidades dos candidatos, de forma fraterna para convivência com as famílias dos candidatos. De acordo com o vice-reitor Pe. Elênio Abreu as visitas acontecem todos os anos, durante o período ou ao fim da caminhada dos propedeutas. “Algumas vezes nossos seminaristas acabam também realizando alguns atividades pastorais/missionárias e visitas gerais. Trata-se de um momento de muita descontração e envolvimento humano junto às comunidades que recebem a visita, que ficam muito contentes”, afirmou Pe. Elênio. De acordo com o vice-reitor, na ocasião, há pedidos de orações pelo discernimento vocacional dos jovens. Opinião compartilhada pelo Pe. Alexandre Mothe, que informou que envolve mais a pastoral vocacional nas atividades afins, as visitas acabam sendo uma oportunidade de divulgar o Seminário Diocesano. “Nós temos uma preocupação muito grande, para que a família participe da formação do candidato. Conhecer a família é muito importante, para conhecermos o candidato” disse o Pe. Alexandre.

No último dia 08/12, os seminaristas, e a comunidade em geral, participaram da Santa Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo bispo Diocesano Dom Roberto Francisco. Também foram apresentados os novos seminaristas que ingressarão no próximo ano, os propedeutas. Já no dia 07/12, os seminaristas receberam a visita do bispo emérito de Campos, Dom Roberto Guimarães, que presidiu a Santa Missa, na Igreja Matriz Santa Teresinha. Durante a celebração os jovens do propedêutico, receberam a investidura da Santa Batina, a veste que os Seminaristas usam nas celebrações litúrgicas.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Divulgação Seminário Diocesano