“Ser sábio ou andar no caminho de Deus e deixar que Ele conduza nossa história”, afirma Pe. Marco durante Missa na Capela da Mitra

“Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça.” (Marcos 7, 14-16)

Na tarde desta quarta-feira (07/02), o Pe. Marco Antônio presidiu a Santa Missa na Capela Santíssimo Salvador, na sede da Mitra Diocesana, no Centro de Campos. Durante a reflexão o sacerdote afirmou que Jesus nos ensina, que aquilo que torna o homem verdadeiramente impuro é o que sai do seu coração. “Nós temos nossas capacidades, somos talentosos, cada um ao seu modo. É claro que temos condições de fazer e desenvolver a obra, porém, se nós acreditamos e se somos tementes a Deus, nós nos deixamos guiar por Ele, confiar em Deus o seu destino e Ele age. Então nós temos nossa capacidade, agimos e deixamos que Deus nos conduza, porque se fixar só em nós, aí não somos sábios, mas arrogantes”, disse o padre durante a homilia.

De acordo com o Pe. Marco, quando não acolhemos a palavra de Deus, fica apenas o orgulho, a vaidade, então deixar-se guiar pela sabedoria divina é o que propõe a liturgia. “Diz Jesus, então, o que é deixar-se guiar pela sabedoria de Deus? É a gente compreender que o que nos torna impuro não é o que vem de fora, mas é o que temos dentro. Então, isso é importante num tempo como o nosso de polarização, em que surgem grupos bastante radicais, tanto de um lado quanto de outro, e que acham que a nossa vida pura, ela, na verdade, é se proteger. Não, Jesus vai dizer. O que torna impuro é o que tem no coração. É lá de dentro que saem todas as coisas ruins, incluindo a falta de juízo. Então, ser sábio ou andar no caminho de Deus é deixar que Ele conduza nossa história”, afirmou o Pe. Marco.

“É, na verdade, não deixar que os impulsos falem mais alto. Então, o impulso nós temos para o ser humano. Então, é preciso deixar que os dons de Deus, que a iluminação do seu Espírito, ponha em nossas vidas um freio aos impulsos de cada dia. Afinal, más intenções, imoralidades, assassinatos, ambições, maldades, são fruto desses impulsos. Daí, nós que conhecemos a Cristo e que damos atenção a Ele, vamos deixar que Ele guie nossas vidas e também Ele oriente nossos corações. Daí, a importância de crer em Cristo, de seguir os passos d’Ele e de deixar que o amor, a justiça e a misericórdia, guiem nossas vidas. Se não, de fato, na nossa boca, no nosso pensar e agir, estará falando dos impulsos maus. Que põem a gente em perigo e não nos deixa seguir o caminho da fé. A gente que vive nesse contexto de Igreja, a gente precisa entender que para a gente ser justo, para a gente ser santo e para a gente viver, as capacidades que temos a serviço do Rei é a fé em Cristo que ilumina a nossa vida. Então, deixe-se guiar pelo Espírito de Cristo, de pé e de trama”, finalizou Pe. Marco Antônio.