Serviço de Animação Vocacional implanta mais uma Pastoral em paróquia da Diocese de Campos

A Pastoral Vocacional tem o objetivo de suscitar as vocações, a equipe paroquial, além de garantir o sustento espiritual com as orações, também se empenha em realizar campanhas em prol do sustento material das casas religiosas presentes no território diocesano, como Seminários e conventos. “Estamos muito felizes e animados com a criação de mais uma Equipe Vocacional Paroquial em nossa Diocese”, afirmou o Pe. Alexandre.

O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Campos realizou, neste domingo (03/03), uma reunião para a implantação da Pastoral Vocacional na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Custodópolis, em Campos. O encontro contou com a participação de nove pessoas, que farão parte desta nova equipe, dentre eles dois leigos, que já realizavam este trabalho junto ao seminário com a equipe anterior. Todo o evento foi conduzido pelo Reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pel. Alexandre Mothé, além dos seminaristas responsáveis, que apresentaram as principais atividades que uma Pastoral Vocacional desempenha em uma paróquia. Foram realizadas orientações para a estruturação da equipe, com motivação para desenvolver um trabalho significativo junto à comunidade paroquial.

A Equipe Vocacional se torna uma referência para o jovem que deseja discernir a vocação, tendo a tarefa de ajudar a despertar a vocação, acolher, acompanhar, encaminhar e sustentar. “A Pastoral Vocacional tem a missão de criar a tão desejada ‘cultura vocacional’, como insiste o Papa Francisco, entre as demais pastorais da comunidade paroquial, através da promoção de momentos comunitários de oração pelas vocações, gestos concretos de conscientização, presença atuante nos eventos paroquiais, proximidade aos grupos de jovens e adolescentes”, mencionou o Pe. Alexandre.