Setembro Amarelo e as campanhas de prevenção do suicídio

Os transtornos mentais tem sido a causa da perda de muitas vidas em todo o planeta. No Brasil a situação não é diferente onde os casos de depressão e suicídio impulsionam as estatísticas, atingindo pessoas de todas as idades e classes sociais. O mês de setembro é dedicado no Brasil ao trabalho de prevenção de suicídio, com a campanha Setembro Amarelo.

O livro A obra Quando a vontade de viver vai embora, publicada pela Paulus Editora reúne as perspectivas cristãs de existência e as leituras bíblicas do sacerdote da Igreja Católica Thiago Faccini Paro e do Pastor da Igreja Oxygen Church Christopher Marques.

Mario Sergio Cortella, afirma que ao unir duas pessoas que se dedicam ao universo do Sagrado, tece alguns dos caminhos e descaminhos que podem vitimar (e vêm vitimando) outras pessoas que também escolheram a vida religiosa. Já para Daniel Martins de Barros, psiquiatra e filósofo, o livro é um saudável e necessário tratado de paz. Onde os autores empreenderam uma das tarefas mais difíceis nesse tempo de renovados extremismos: buscar o diálogo.

o psicanalista Villy Formin, avalia que os autores apontam de maneira sincera, com os pés no chão e o coração em Deus, algumas vias possíveis para que a vida não fique à deriva. “Sem negar o sofrimento humano, sem deixar de lado as questões contingenciais, as crises, as lutas do viver, o livro que está em suas mãos será de grande valia para o fortalecimento do seu coração para o enfrentamento do dia a dia”, relata Formin.

Em Quando a vontade de viver vai embora, os autores articulam o discurso científico e os relatos bíblicos para mostrar que o sofrimento emocional não poupa ninguém mesmo que a pessoa seja fervorosa. O livro vem para mostrar que o sofrimento é inerente à condição humana, e que o pior que se pode fazer é inserir o paciente na arcaica disputa ciência versus religião. Pelo contrário, os discursos e as práticas de ambas devem se unir no propósito de melhorar a vida das pessoas.

O Médico Psiquiatra Drº Patrick Guimarães, da cidade de Bom Jesus do Norte, ES, destaca da importância da identificação dos possíveis casos de depressão e da urgência de um do olhar e de  identificar e acolher quem está precisando de ajuda. “Cada pessoa deve ser um agente de promoção da saúde, pois quando está perto de alguém que sofre de depressão, poderá levar essa pessoa a busca da saúde, por isso nós destacamos a importância do saber olhar, saber perceber sinais que possam estar levando essas pessoas a depressão”, explicou o profissional. Ele disse ainda que a vivência no dia a dia com a pessoa é que possibilita essa percepção, sendo esse o ponto principal para que o auxílio de um profissional seja possível.

A preocupação em ajudar pessoas a não cometerem o suicídio une toda a sociedade. Em Itaperuna a Paróquia Sagrado Coração de Jesus está promovendo nesta sexta feira uma noite especial sobre o Tema da Campanha “Setembro Amarelo”, com palestra com um profissional da área da saúde da Perfomance – Rede de Ensino, Santa Missa pela Saúde presidida pelo Padre João Genes Rodrigues de Andrade, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e também Presidente da Associação Padre Humberto Lindelauf, e após, Momento de Oração com o G. O. Divina Misericórdia.

Pe. João Genes Rodrigues de Andrade destaca que a Igreja é sempre a favor da vida em todos os sentidos e procura ajudar as pessoas a encontrarem o sentido da vida e a alegria de viver será sempre a nossa missão. E a ajuda vem por meio de orientação e incentivos como nos propomos a fazer nesse Setembro Amarelo.

–  As pessoas que estão junto àqueles que estão em uma situação tão dolorosa de pensamentos ou atitudes que demonstram que podem conduzir a tal ato, tem também o dever de ajudar. E estas reflexões neste mês servem para todos estes, mostrando como devem agir. – disse  Pe João Genes.