Setembro: o mês da escuta e partilha Bíblica

Para meditar a Palavra de Deus, à luz do Concílio Vaticano II e inspirado pelo patrono dos estudos bíblicos São Jerônimo, a Igreja do Brasil, em todo território nacional, em suas diversas dioceses, comunidades, paróquias e instituições religiosas, dedica o mês de setembro para o estudo das Sagradas Escrituras de uma maneira mais efetiva. Segundo a história da Igreja, no Brasil, esta comemoração surgiu no ano de 1971, devido à festa de São Jerônimo, que ocorre no dia 30 de setembro.

Além disso, o pedido para celebrar o mês da Bíblia, teria sido convocado em dezembro de 1961, pelo papa da época João XXIII. Desde então, a Igreja orienta que a partilha da Palavra de Deus deve encontrar lugar privilegiado não apenas nas celebrações eucarísticas, mas nos seios das famílias, nos círculos bíblicos, nos inúmeros grupos de reflexão e, em toda a comunidade eclesial.

Nesta perspectiva, para guiar o povo de Deus, anualmente, a Igreja orienta a leitura diária da Bíblia por meio de um livro bíblico com uma temática própria, escolhida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Para este ano, a Igreja convida a assembléia a escutar a mensagem da Primeira Carta de João, com o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).  Segundo a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este será o 48º tema discutido no mês da Bíblia.