Tradição: as histórias do Menino Imperador revelam ações de amor e solidariedade

O menino imperador da Festa do Senhor Bom Jesus e do Divino Espirito Santo, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ) revelou atitudes de amor, solidariedade e cuidado, despertando nos corações a esperança de que é possível construir um mundo novo. A atitude de Orlando Lima Machado conquistou o orgulho dos pais e de toda a comunidade paroquial.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Orlando, Imperador, que presente de Deus enviado por mãos humanas capazes de mudar corações entristecidos e fracos em corações emocionados e profundamente gratos.” Luzia.

Gestos simples, atitudes que revelam um menino que aprendeu lições de amor, partilha e solidariedade, esperança de um mundo novo, mais humano. O coroinha da Matriz do Senhor Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Orlando Lima Machado, 12 anos revela atitudes, herança de uma família que soube educar o filho na fé. A coroação do menino imperador, que aconteceu na Festa do Senhor Bom Jesus e do Divino Espirito Santo, um momento marcado pela emoção se estende a ações que revelam no menino ações de carinho e solidariedade, espalhando amor por onde passa.

Os pais Luiza e Fábio e o irmão Albert Lima Machado, 20 anos, Cerimoniário não escondem a emoção e o orgulho do adolescente. Logo no dia seguinte saiu pelas ruas para levar as pessoas um pouco de afeto expresso na presença e no presente. Com um olhar atento por onde passava na preparação da festa percebeu pessoas que estavam no portão de suas casas e resolveu visitar a cada uma e levar o presente e a presença.

– Um acontecimento que mudou para sempre nossas vidasé assim que resumimos a chegada do Espírito Santo em nossa casa através do Orlando.Sempre nos sentimos abençoados por termos três filhos que fazem a diferença por onde andam e agora com a dádiva recebida de termos Orlando como Imperador do ano de 2021, temos certeza de que dias melhores virão.Sabemos que temos grandes intercessores no céu e que eles todos os dias estão juntos de Nossa Senhora para que possamos entender que Deus sempre sabe o que faz e que Ele é aquele que só quer o bem de seus filhos.Orlando, Imperador, que presente de Deus enviado por mãos humanas capazes de mudar corações entristecidos e fracos em corações emocionados e profundamente gratos.Não temos palavras para manifestar o que sentimos quando Orlando recebeu os símbolos sagrados, no momento em que saiu em cortejo por nossa cidade e quando foi coroado.Sentimos que seu coração estava em paz e repleto de bençãos. – revela a mãe.

Para o irmão Albert Lima Machado o amor pelo irmão é revelado num gesto simples: cuidado e a emoção partilhada num momento importante na vida dos dois. Orlando é coroinha e divide com Albert o serviço ao altar. A emoção desde o dia da coroação é vivenciada no dia-a-dia. O abraço, o sorriso de ambos falam mais que palavras. Um irmão que cuida e ama e se orgulha a cada dia. E passa lições de solidariedade com o próximo de ajudar pessoas em momentos difíceis.

Esperança de uma nova sociedade

Não foi uma tarde qualquer, foi muito especial! Foi inesperado, mágico e gratificante. Foi um presente de Deus através de um gesto de gratidão de uma criança! Esse é o sentimento guardado no meu coração daquele dia. Orlando é um imperador que veio fazer a diferença.” Ceci Maria.

Fé e esperança. Orlando é uma geração que é a esperança de um mundo novo pós pandemia. Ir ao encontro das pessoas e revelar que é possível construir um mundo mais humano. Estes gestos pequenos são carregados de uma atitude de um menino que vive buscando levar um pouco de amor as pessoas que estão vivendo momentos de dor, medo e de perdas.

A Agente da Pastoral da Comunicação Ceci Maria revela a alegria e emoção receber a surpresa da visita do menino imperador e destaca a importância das visitas feitas por Orlando. E para ela um menino que chegou para fazer a diferença na tradição. O brilho nos olhos demonstrando o carinho e a gratidão.

– Parecia uma tarde qualquer, mas não foi.  Fui chamada no portão de minha casa e quando cheguei para ver quem era, surgiu na minha frente nosso querido imperador, todo vestido à caráter, banho tomado, cabelo molhado e penteado, um sorriso encantador nos lábios e flores lindas para me presentear nas mãos.  Dá para imaginar a surpresa, a alegria de receber aquela criança agradecida pelo trabalho que realizei com maior prazer? Não foi uma tarde qualquer, foi muito especial! Foi inesperado, mágico e gratificante. Foi um presente de Deus através de um gesto de gratidão de uma criança! Esse é o sentimento guardado no meu coração daquele dia. Orlando é um imperador que veio fazer a diferença. Possui muitas qualidades cristãs, uma educação ímpar e uma inocência de criança feliz. Em todo trabalho que realizei pela Pascom durante os festejos, pude presenciar a alegria dele em participar da história da Festa da Coroa do Divino em nossa Paróquia. Mas Orlando não veio só participar, veio também para fazer história. Realmente um reinado escolhido pelo Espírito Santo! – conta Ceci.

“Como explicar uma sensação de alegria, felicidade, choro e emoção. Sinceramente eu não sei. Mas foi isso tudo misturado que eu senti, quando vi adentrando meu portão, o Imperador da Coroa do Divino.  Aquele olhar singelo, o sorriso cativante, mas cheio de orgulho pela representação que tinha. Fiquei extasiada quando estendeu para mim, um vaso com flores, sem falar uma palavra, pois não precisava porque a presença dele em minha casa falava tudo. Estendi meus braços num abraço que parecia nunca acabar. Apoiou a sua cabecinha em meu peito, e senti a presença do Divino ali conosco. Foi algo quejamais poderia imaginar que aconteceria comigo. Foi rápido e emocionante. Realmente foi uma graça que Deus me deu. Obrigada Senhor pelo seu amor por mim.” Vânia Regina Valinho Francisco.