Tradição une Fé e Cultura em Bom Jesus de Itabapoana

Devoção ao Senhor Bom Jesus e Coroa do Divino Espirito Santo une famílias para preservar a tradição na cidade de Bom Jesus de Itabapoana (RJ). A Festa do padroeiro Senhor Bom Jesus e uma das maiores expressões da religiosidade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Festas do Senhor Bom Jesus e Coroa do Divino Espirito Santo representam a minoria coletiva da cidade

Tradição que se renova a cada ano. A Festa do Senhor Bom Jesus e um momento de receber as famílias de toda a região para celebrar e preservara fé e devoção no Senhor Bom Jesus e no Divino Espirito Santo.

Patrimônio: Fé e Culturas em diálogo

As procissões e as expressões religiosas revelam um povo que mantem preservado o patrimônio de fé e cultura em dialogo e em harmonia. Na cidade de Bom Jesus de Itabapoana a Festa da Coroa do Divino Espirito Santo empolga as crianças e adolescentes que são selecionados para representarem o cortejo do Divino Espirito Santo. Este ano o menino imperador é Nicolas Gomes Évora, 13 nos e coroinha na Matriz Senhor Bom Jesus.

Memoria de fé e Cultura

A devoção ao Divino Espirito Santo acompanhada de histórias fé ultrapassa os séculos e se mantem viva com as expressões de cultura representando a memória religiosa e afetiva de toda a sociedade.  E continua viva e preservada pelas famílias que renovam a sua fé a cada ano.

Desde 1863 essa devoção continua viva na cidade, com presença do menino imperador, guardião dos símbolos sagrados, que estão na cidade desde 1863, trazidos de Portugal pela família Teixeira de Siqueira. Maria Bernadete Teixeira recorda do legado de sua família e a tradição que continua viva – minha família chegou de Portugal  em busca de boas terras para o plantio no inicio levava os símbolos sagrados nas fazendas até que a igreja do Senhor Bom Jesus fosse construída. Em 1880 deu início a festa da Coroa do Divino Espirito Santo – relata Bernadete

Fotos e Vídeos : Rosangela Figueiredo.