Unidade: Dom Fernando Rifam e Dom Roberto Francisco celebram junto uma Igreja na Sinodalidade

Na quarta-feira da Semana Santa (13/05) uma missa celebrada no Centro de Evangelização da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey reuniu os dois bispos: Dom Fernando Rifam e Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. A celebração substituiu a tradicional Procissão do Encontro.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fotos: Antônio Filho – Comunicação Diocese de Campos

Que todos sejam um…” (Jo 17, 21) foi a oração de Jesus após a Última Ceia. Esse seu pedido, que deve sempre ser realizado entre nós, foi concretizado mais uma vez nesta Semana Santa, aqui em Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro.” Dom Fernando Areas Rifan – Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey.

A Unidade e a Comunhão marcaram a Celebração da Quarta feira Santa em Campos dos Goytacazes (RJ) com uma celebração presidida por Dom Fernando Areas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey e Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo Diocesano de Campos, revelou a sinoidalidade de uma igreja em saída. A celebração eucarística aconteceu num clima festivo de celebração dos 100 anos da Diocese de Campos e nos 20 anos da Administração Apostólica São João Maria Vianey.

A comunhão entre as duas circunscrições eclesiásticas existentes no mesmo território, a Diocese de Campos e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, na pessoa dos seus dois respectivos Bispos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz e Dom Fernando Arêas Rifan, ficou claramente demonstrada nas tradicionais Missas e Procissões do Encontro de Jesus e Nossa Senhora das Dores no caminho do Calvário.

Em várias paróquias, essas celebrações do Encontro foram realizadas conjuntamente pelos párocos da Diocese e da Administração e, especialmente na cidade de Campos, com a presença dos dois Bispos.Demonstração exemplar de comunhão e amizade, já existentes, explicitadas sempre que as ocasiões se apresentam, como na Semana Santa.

– Estamos muito contentes. Foi realmente uma celebração do encontro, que é o que a Igreja quer, o Papa quer e Nosso Senhor quis e quer com uma igreja unida, em comunhão, sinodal e em marcha rumo ao Reino do Céu. – destaca Dom Fernando Rifem…

“A Procissão do Encontro que se realiza todos os anos se revestiu de uma importância maior que é a missa dos 100 anos da Diocese de Campos e dos 20 anos da Administração Apostólica Pessoal São Joao Maria Vianey e quem nos recebeu este ano foi a Administração Apostólica na Igreja Principal. Não houve procissão, pois, estamos com os protocolos sanitários, porem a celebração destacou a comunhão e o dialogo e uma caminhada que se torna cada vez mais de apoio e de partilha.” Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos.

Solidariedade e Partilha: Caminhar juntos em Sinodalidade

É um testemunho muito generoso de diálogo e o Espírito Santo quer uma unidade na pluralidade e na diversidade na mesma língua do Amor e da Comunhão com Nosso Senhor Jesus Cristo e isso não abrimos mão.” Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos.

Dom Roberto Francisco destaca a importância da celebração que coloca em destaque duas circunscrições eclesiásticas que caminham juntas para a Evangelização, a solidariedade e a partilha. Ritos diferentes, mas uma só Igreja na unidade. E demonstrar no âmbito do Regional e da CNBB o testemunho comum.

– É possível duas circunscrições católicas podem conviver em paz, mas podem somar e se enriquecerem com as suas tradições litúrgicas e espirituais, porque ser católico implica ver o todo, porque são varias culturas, varias tradições e nesse legitimo pluralismo todos crescemos, pois temos algo a dar para o outro. Isso é muito importante, pois estamos num ano sinodal e tempo para crescer na escuta, na partilha e na comunhão. – completa Dom Roberto Francisco.