Vicariato Noroeste: SAV promove encontro de coroinhas em Miracema

O Serviço de Animação Vocacional da Pastoral Vocacional da Diocese de Campos promoveu, neste domingo (26/05), no município de Miracema, na região noroeste fluminense, o Encontro de Coroinhas. Neste ano o evento teve como tema “Jesus ensina-nos a rezar” (Lucas 31, 1). O encontro foi realizado no Colégio Estadual Sônia Amaral Torres, que fica no bairro Santa Tereza e contou com o apoio logístico da Paróquia Santa Teresinha. Durante todo o encontro as crianças e adolescentes participaram de palestras de formação, Adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor e dinâmicas. A Santa Missa foi presidida pelo Reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada Pe. Alexandre Mothé, contou com a presença de vários seminaristas. De acordo com a organização do encontro, o evento foi voltado para as paróquias e foranias do Vicariato Noroeste, todas as paróquias enviaram representantes em caravanas que foram acolhidas com lanche partilhado.

A palavra coroinha, com a qual costumamos designar as crianças e adolescentes que auxiliam os padres nas missas, tem origem incerta. O termo vem da expressão latina “puerichori” que quer dizer “meninos do coro”. Eram as crianças que cantavam no coral da Igreja e que, algumas vezes, eram selecionadas para servir ao Altar. O Papa João Paulo II autorizou, por meio da Instrução Redemptionis Sacramentum, acerca da Santíssima Eucaristia, “as crianças e os adolescentes do sexo feminino para servirem com a mesma dignidade os sacerdotes conforme as circunstâncias pastorais”. O serviço por eles prestado contribui para uma melhor dignidade do mistério celebrado e no incentivo às vocações nas suas mais variadas formas.