Vigário-geral da Diocese de Campos participou do Novenário da Paróquia São Gonçalo

O vigário-geral da Diocese de Campos Monsenhor Leandro Diniz presidiu, na noite desta sexta-feira (13/09), a Santa Missa que marcou o 7º dia do Novenário de São Gonçalo, padroeiro do subdistrito de Goitacazes, na baixada campista. A Missa foi concelebrada pelo Pe. Fabiano Goulart, contou com a participação dos diáconos Júlio Oliveira e Leandro Lúcio. A celebração contou com a presença dos integrantes da Pastoral Familiar, Grupo Anjos de Resgate, Apostolado da Oração e das comunidades de Ponto do Carmo e Nova Goitacazes.

Durante a reflexão, Monsenhor Leandro exortou aos fiéis, sobre os riscos de apontar os defeitos na vida do outro e esquecer os próprios. “A fofoca é algo terrível, ela tem objetivo exato de falar do outro, apontar os defeitos e erros. O cristão não pode caminhar por este lado. Jesus, nos fala exatamente isso no evangelho de hoje ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?’. Portanto, precisamos seguir o ensinamento de Jesus, mudar de vida e seguir o evangelho”, mencionou Monsenhor Leandro.

Igreja São Gonçalo – Fundada por um devoto de São Gonçalo foi elevada à capela curada em 1722, mas foi somente no século XIX que a construção ganhou volume e forma no estilo neoclássico. Capela Curada era um título oficial dado pela igreja católica a uma vila com determinada importância econômica e populacional. A atual construção é datada de 11 de setembro de 1763, portanto possui 261 anos, vindo a se tornar Paróquia em 1873.

Sabe-se que a Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do então distrito de Goitacazes. A Freguesia de São Gonçalo tem seu destaque na história campista pelos relatos da ocupação indígena e também pela concentração de engenhos e posteriores usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar. Por Lei Estadual n.º 6.001, de 06-12-1967, os distritos de Goitacazes e Guarus foram extintos, sendo seus territórios anexados ao distrito sede do município de Campos. Sendo, que por Lei Estadual n.º 3.952, de 17-11-1981, é criado novamente o distrito de Goitacazes, entretanto, foi novamente extinto em 1983.