Vigário-geral institui novos leitores e investe MEDSC em Cardoso Moreira

O vigário-geral da Diocese de Campos Monsenhor Leandro Diniz presidiu a Santa Missa, na noite deste domingo (08/09), na Igreja Matriz São José, no município de Cardoso Moreira, em que foram instituídos novos leitores e novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão. A Missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Edmo Reis, contou com a participação do Diácono Heberty Costa. Ao todo foram 12 novos leitores instituídos, que futuramente irão receber o acolitato. Também foram investidos 11 MEDSC para servirem nas comunidades. Durante a Santa Missa também foi lida a provisão dos novos integrantes do Conselho Pastoral e Econômico da paróquia.

Durante a reflexão, Monsenhor Leandro destacou a importância do serviço, a exemplo de São João Batista. “Importa que Cristo cresça e que nós cada vez mais, que a gente possa cada vez mais diminuir e esses dois ministérios vão contribuir muito para a atividade pastoral de Cardoso Moreira”, afirmou Monsenhor Leandro.

O ministério de leitor, historicamente o primeiro a ser instituído, tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica, excetuando-se a proclamação do Evangelho. O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.