160ª Festa de Santo Antônio: Missa Solene celebra o padroeiro de Guarus

Presidida pelo Bispo Dom Roberto Francisco, celebração foi realizada no período da manhã, na Paróquia Santo Antônio, no Jardim Carioca

Texto e Fotos: Antônio Filho – Diocese de Campos

Reunindo fiéis devotos, a Santa Missa Solene da 160ª Festa de Santo Antônio – padroeiro de Guarus –, foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, na manhã desta terça-feira (13), na paróquia localizada no Jardim Carioca. Um dos momentos mais importantes da celebração foi a bênção dos pães de Santo Antônio. Os festejos contam com o apoio logístico da Prefeitura e prosseguem, às 18h30, com a tradicional procissão, seguida da Missa Campal e do show da Banda Novo Céu, às 21h.

Santo Antônio, nascido em Lisboa, Portugal, em data nunca exatamente definida, foi batizado, no nascimento, como Fernando. Excelente orador e pregador, estudou filosofia e teologia, sendo ordenado padre. Em 1220, entrou para a Ordem dos Franciscanos e mudou seu nome para Antônio. Falecido em 13 de junho de 1231, por insuficiência cardíaca congestiva, o religioso foi canonizado pelo Papa Gregório IX, exatos 11 meses após sua morte, na mais rápida canonização da história da Igreja Católica. Doutor da Igreja, Antônio tem muitos devotos, principalmente no Brasil.

“Há exatos 792 anos, Santo Antônio entrava para a eternidade. Doutor da Igreja, homem de grandes virtudes, ele segue nos ensinando a humildade. Aqui em Campos, vemos Guarus em festa, celebrando aquele que foi escolhido como seu padroeiro. Que Santo Antônio nos abençoe, hoje e sempre”, disse Dom Roberto Francisco.

Para o pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Wallace Azevedo, celebrar uma data tão importante, representa um presente para os campistas. “Além dos moradores de Guarus, receberemos, durante todo o dia, fiéis vindos de todos os extremos do município, agradecendo e renovando seus pedidos ao Glorioso Santo Antônio. Em nome de toda a comunidade, agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho por disponibilizar servidos da municipalidade que foram fundamentais na logística dos festejos”, pontuou.