Padre Humberto Lindelauf é tema de pesquisa de universitário em Itaperuna
Resgatar o legado de modernidade, fé e cultura. Uma missão que marca a pesquisa histórico e biográfica do Padre Humberto Lindelauf na cidade de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Essa epopeia é o desafio do universitário João Pedro Dutra, aluno do 7º Período do Curso de História no Centro Universitário São José de Itaperuna. Rever páginas, espaços e depoimentos para traçar um perfil do grande arquiteto da modernização na cidade com marcas e pegadas por toda a cidade.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Resgatar a memória de Padre Humberto Lindelauf foi o desafio do aluno do curso de História da Fundação São José, em Itaperuna. A pesquisa é o trabalho de conclusão do universitário refazendo os passos do sacerdote que trouxe a cidade importantes obras religiosas, culturais e sociais. De origem alemã Pe. Humberto foi um visionário da modernidade e sua marca está em todas as partes.
– Durante estes anos de Pesquisa, pude perceber dois pontos basilares que se configuram como obstáculos desafiadores: a discrição pessoal do Sacerdote e a falta de interesse das Instituições locais. O primeiro obstáculo representa para o pesquisador, já inicial escassez de fontes. Padre Humberto raramente mencionava em documentações e diálogos sobre sua vida pessoal na Alemanha, carreira profissional e até mesmo educação religiosa; o seu gênio literário repousou esquecido justamente devido a esta característica marcante do alemão. O segundo obstáculo é indubitavelmente o mais desafiador. Enquanto a grande maioria das pessoas que conheceram Padre Humberto em vida se disponibilizam com grande felicidade a contribuírem com a Pesquisa, as Instituições religiosas e civis em Itaperuna, em sua maioria, apresentam grande resistência em abrir suas portas, apesar dos meus esforços incansáveis. – revela João Pedro.