MEDSC do Vicariato Norte participam de Encontro de Formação na Igreja Santa Teresinha

O Vicariato Norte da Diocese de Campos promoveu, neste sábado (09/11), o Encontro de Formação e Espiritualidade dos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão (MEDSC), que aconteceu na Igreja Matriz de Santa Teresinha, no bairro da Pecuária, em Campos. Este ano o encontro contou com a participação do escritor Pe. Cristovam Iubel, que é do clero diocesano de Guarapuava-PR. Como o Padre Cristovam mesmo se intitula, um apaixonado por livros e leitura, ele é fundador da Editora Pão e Vinho, que publica subsídios pastorais que auxiliam na evangelização, inclusive alguns livros são utilizados na formação dos Ministros Extraordinários da Diocese de Campos.

O Encontro teve início com o café da manhã, em seguida um momento louvor com o cantor Juvenal do Ministério Fonte de Amor e os integrantes da banda Novo Céu, além da Adoração ao Santíssimo Sacramento com o diácono permanente Márcio Fernandes. De acordo com a Comissão Diocesana de MEDSC, o evento contou com a participação de pouco mais de 1.300 pessoas. O Vicariato Norte é formado atualmente por 5 foranias e 31 paróquias. Ainda segundo a Comissão, é importante a conscientização do MEDSC sobre a necessidade de participação nos momentos de formação. “A espiritualidade do ministro, o conhecimento a formação este encontro é fundamental. O ministro extraordinário que perde um encontro, não adquire conhecimento, espiritualidade, fica com a vida de oração vazia”, afirmou Alzenira Maria Maia, coordenadora da Comissão Diocesana.

Para o assessor eclesiástico, Pe. Moisés Mello, o ministro extraordinário deve sempre se colocar ao lado do coordenador paroquial, para que esteja sempre presente nos eventos que são realizados. Em 2019, graças a contribuição dos ministros e da efetiva participação a Comissão Diocesana conseguiu arcar com os custos da formação, inclusive de oferecer um almoço aos participantes. “Primeiro que qualquer pastoral ou movimento da Igreja precisa caminhar juntos. Um encontro como esse é uma possibilidade de vivermos a unidade do ministério. Juntos podemos formar cada vez mais uma consciência de eclesialidade, de comunhão, partilha, onde juntos estamos trabalhando pela mesma Igreja, na mesma Diocese, em prol do mesmo objetivo que é a edificação do Reino”, disse Pe. Moisés.

O encontro terminou com a Santa Missa, presidida pelo vigário geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, concelebrada pelo pároco da Igreja Santa Teresinha e vigário episcopal Pe. Gilmar dos Prazeres, o Pe. Cristovam Iulber e o Pe. Moisés de Mello. O Monsenhor Leandro durante a homilia reforçou o espírito de caridade e reconciliação que o Ministro Extraordinário deve ter. “O ministro confessa muito pouco, ele precisa estar mais próximo da reconciliação. O Ministro Extraordinário não pode estar apenas dentro da Igreja, ele precisa ter sempre o ímpeto da Igreja de saída, que vai e está com quem precisa, como nos exorta tanto o Papa Francisco. O maior cuidado que vocês devem ter é o cuidado aos doentes, aqueles que não tem como ir ao encontro de Jesus, mas vocês ao exercer o ministério tem esse compromisso de levar a Jesus aos que mais precisam”, afirmou Monsenhor Leandro Diniz.

Texto e fotos: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

2 Comentários

1. AMÉM. MUITO LINDO ESTE ENCONTRO, ACREDITO QUE FOI EMOCIONANTE, PRECISAMOS MUITO DE ORAÇÕES.