Pe. Max completa 10 anos em Italva

Pe. Maxiliano Barreto completa, no próximo domingo (04/08), 10 anos de pastoreio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Italva, e fala dos desafios desde a sua chegada. Um tempo de inovações e de uma nova maneira de comandar projetos de evangelização de uma igreja missionária reflexo das novas diretrizes da Diocese de Campos. Conta um pouco de sua trajetória e do carisma musical que o levou a gravar o primeiro CD Servos por amor a iniciar uma carreira musical com a formação do Projeto Pe. Max e Banda com shows de evangelização em toda a região.

– Certo dia, estava em Aperibé e Dom Roberto Guimarães me consultou se aceitaria mudar para Italva. Deu-me dias para pensar. Confesso que pensei muito e finalmente aceitei. E hoje posso afirmar que sou muito feliz. Desafios foram alguns, mas uma comunidade que nunca deixou de abraçar meus sonhos que foram realizados. O ultimo foi a colocação dos vitrais na matriz. –  confessa Pe. Maxiliano.

Primeiro a Rádio Aliança, emissora da Diocese de Campos. Cuidar do patrimônio e manter a emissora funcionando não e tarefa fácil. Mas logo que assumiu resolveu se envolver. Além da administração começou a participar da grade de programação e apresenta programas as quintas e sexta feiras das 7h às 9h e sábados das 10h às 12h. Para o sacerdote formado em Comunicação Social não foi muito difícil.

– Percebi que precisava estar presente na emissora. Foi então que assumi os programas com a interação com os ouvintes e em especial o Clube do Ouvinte, um exercito de voluntários que ajuda a manter a emissora funcionando. Sabemos das dificuldades financeiras, mas é graças aos associados que nos mantemos com a emissora no ar. Tempos difíceis, mas marcados pela solidariedade e hoje temos pessoas de outras denominações religiosas que nos ajudam. E assim mantemos esse dialogo com as religiões evangélicas. – pontua o padre.

Depois a idéia inovadora. Criar uma escola católica. Nasce o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus. E hoje, uma escola referencia na educação na cidade e respeitada por toda sociedade. Pe Maxiliano Barreto fala com alegria do novo investimento que tem como base uma educação com a preservação dos valores éticos, morais e como base o Sistema Dom Bosco de Ensino.

– Confesso que não foi uma missão impossível. Para a realização deste sonho contei com uma grande educadora que aceitou o desafio. Bebel pode hoje junto comigo comemorar, mas saibam que no inicio tive medo, mas hoje vejo o sucesso de uma escola que se tornou referencia na educação e no desenvolvimento da cultura e preparando nossos jovens para o exercício de uma cidadania plena e responsável. – disse Pe. Maxiliano.

E na Paróquia Nossa Senhora da Conceição  desafios e conquistas. E a dinamização de toda ação pastoral com uma igreja renovada com a preservação das pastorais e movimentos já tradicionais e a implantação de uma nova linha pastoral com uma igreja presente na sociedade. As missas em todos os recantos, o projeto de novas capelas e uma pastoral que une a comunidade católica para avançar as águas mais profundas das periferias geográficas.

– Nestes 10 anos foi de intenso aprendizado. Hoje posso dizer que estou fazendo a minha parte. Tenho um vigário que chegou para somar. Pe Assis é um sacerdote que se envolve na missão e tem desenvolvido um trabalho de pastoral de conjunto e de comunhão comigo e com toda a comunidade de Italva. Graças ao seu engajamento pastoral pude expandir a nossa missão a todas as comunidades. – destaca.

Nestes 10 anos o reconhecimento da sociedade. A funcionária pública Verônica Madureira ressalta com alegria a ação pastoral do Pe. Maxiliano Barreto em Italva.

– Ganhamos de presente de Deus um novo pároco para Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Italva. Durante esse tempo tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto nosso querido Padre Max Barreto, que com seu carisma único e alegria contagiante, cativou crianças, jovens e idosos. Sem contar sua excelente Administração que trouxe benefícios e melhorias para Igreja Matriz e para o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus – afirma Verônica.