Pe. Carlos Naldi : Pobres de dinheiro, mas ricos do amor de Deus
No Dia Mundial dos Pobres. Missionário Comboniano de 93 anos Pe. Carlos Naldi dedica sua vida a cuidar dos mais necessitados por meio do carisma e inspiração de Nossa senhora de Guadalupe
Rosana Carvalho – Jornalista
Nascido na Bolonha, no norte da Itália em 04 de novembro de 1930. Padre Carlos Naldi foi ordenado sacerdote em 1956 em Portugal. Missionário comboniano veio para o Brasil em 1972 , no Brasil fundou a Missão Guadalupe, entidade que inspira pessoas servirem a Deus por meio do amor ao próximo.
Padre Carlos Naldi propaga a devoção a padroeira das Américas por onde quer que passe. Foi assim em Rondônia quando chegou ao Brasil em 1972. No norte do país, motivou a criação de comunidades dedicadas a Nossa Senhora de Guadalupe, hoje Missão Guadalupe. Em São José do Rio Preto cidade onde vive desde 2004, no interior de São Paulo , o missionário comboniano criou a Capela Nossa Senhora de Guadalupe e São Daniel Comboni, O religioso explica como nasceu a devoção à Virgem e o cuidado com o mais humilde.
Missionário de São Daniel Comboni, que deu a vida pelo povo africano, e tinha como missão ajudar a África sair da pobreza. São Daniel transmitia aos missionários o carisma da misericórdia aos mais necessitados. A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe nasceu justamente porque a virgem foi aos pobres por meio daqueles com coração humilde.. “Me identifico com Nossa Senhora porque nas aparições da Virgem Maria não existe nenhuma que seja declarada missionária dos mais pobres, humildes e necessitados como Nossa Senhora de Guadalupe. Como dizem os bispos ela é um grande exemplo de evangelização perfeitamente enculturada.” afirmou.
Padre Carlos então, transferiu o carisma de São Daniel Comboni, e o amor da Virgem aos mais necessitados para a Missão Guadalupe. Fundada em 2010 com apoio de Paulo e Mariana Faria, a entidade presta assistência aos mais necessitados com foco na evangelização.
Visionário Padre Carlos escreveu o livro que leva o título da entidade, “Missão Guadalupe”, a obra é um chamado em defesa da vida. Uma espécie de manual para que leigos, comunidades, paróquias oriundas de qualquer lugar do país, possa implantar projetos da Missão em suas cidades. Assim como aconteceu em São José do Rio Preto, em Campinas – SP , Cacoal – Rondônia, e futuramente em Guaíra-SP.
Aos 93 anos, padre Carlos Naldi esbanja saúde, alegria e gentileza. Sua missão é cuidar da comunidade, sobretudo os mais necessitados.
Em breve lançará o “Canal Guadalupe – Nova Evangelização” no Youtube, “ Quero que pessoas do mundo inteiro por meio dos projetos da Missão Guadalupe deem testemunhos sobre os milagres da virgem que inspira o carisma de misericórdia, do bom samaritano. A virgem de Guadalupe nos ensina fazer o bem, e bem feito e enquanto viver com a graça de Nossa Senhora quero por meio da Missão continuar minha missão: evangelizar e dar apoio aos mais necessitados. Pobres de dinheiro, mas ricos do amor de Deus. ” finalizou.
Foto: Eder Carvalho