Advento: Tempo da profecia e da firme esperança.

Entramos no Advento essa estrada espiritual e libertadora que nos conduz a Belém a Casa do  Pão e da justiça, ‘onde Deus nasce nosso irmão’. Tempo da profecia forte do Reino que nos  desinstala e nos convida a uma conversão plena de busca de renovação e horizontes abertos e  solidários. Dizia São João Paulo II que o ser humano sempre está em atitude de advento, é um  ser que espera, que se projeta para frente impulsionado pelo Espírito Santo, no desejo de  alcançar um amor que o realize totalmente na sua busca de beleza e de infinito.

O famoso  humanista Erich Fromm na sua obra a “revolução da esperança” manifestava que os povos  adoecem e até entram num declínio mortal quando perdem a esperança que sempre gera vida e  nos faz caminhar. O mundo sempre pertencerá a aqueles que apresentem a esperança mais  luminosa e enraizada nas promessas divinas, por isso Dom Helder comentou a frase de São  Pedro que o cristão deve ser dar razões de sua esperança, ele acrescentava que há mil razões  para viver. Num mundo fechado e sombrio, o testemunho de uma esperança alegre e contagiante  sempre será capaz de reanimar e encantar a vida, mostrando onde se encontra a fonte e o  manancial inesgotável da infinita e mais bela alegria: o presépio natalino onde o Jesus Menino  nos espera com seus braços abertos.

Na celebração dos 800 anos da inspirada criação do  presépio o  Sinal Maravilhoso (Carta Apostólica Admirabile Signum) por São Francisco de Assis, somos convidados  como os pastores a iniciar com humildade e alegria inusitada a nossa caminhada para Belém,  para nos reencontrarmos e com muita gratidão louvar e agradecer a maravilhosa encarnação do  Deus Conosco, que veio para nos tornar filhos do Pai e irmãos, selando uma Aliança Eterna de  amor, paz e justiça. Que Maria a Mãe de Deus e Nossa Mãe seja para todos as pessoas e criaturas  a “timbaleira” da nossa esperança como expressa Santo Agostinho, marcando o ritmo e o passo  da nossa espera. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes, 03 de Dezembro de 2023.