Bispo de Campos preside Missa da criação de nova paróquia em São Fidélis
“Uma boa notícia a criação de uma paróquia, pois aqui serão atendidos todos, como nos diz o Papa Francisco. Aqui todas as pessoas podem receber a bênção, são convidados a converter-se, a testemunhar a misericórdia. Prestar serviço uns aos outros, somos cristão. Esta Paróquia será um instrumento da Misericórdia de Deus na vida de muitas pessoas”, declarou Dom Roberto.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Rafael Santarém (Pascom Paróquia Nossa Senhora da Penha)
Uma nova comunidade paroquial foi erigida. O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco erigiu a nova Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no município de São Fidélis, no Vicariato Noroeste, que a partir de agora possui três paróquias. Durante a Santa Missa o Pe. Maxwell dos Santos recebeu o título de primeiro pároco da nova comunidade eclesiástica. A celebração contou com a presença do vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, o pároco do Santuário de São Fidélis Pe. Gilberto Araújo Alvim, além de demais sacerdotes e os diáconos Márcio Fernandes e Ângelo.
A cerimônia de ereção da nova paróquia contou com a leitura do decreto e da nomeação do Pe. Maxwell como novo pároco. A leitura foi realizada de modo solene por Monsenhor Leandro Diniz, ainda na celebração o rito contou com a recepção das chaves da Igreja, do Sacrário, além da entrega dos locais que serão consagrados pelo ministério como pia batismal e confessionário. “Às vezes em relação à Igreja, podemos atrasar muitas coisas, dizendo que o povo não está preparado, com mensagens como ‘as coisas não vão para a frente’. Entretanto, com fé e determinação vamos a frente, não somos nós tudo é com a ação do Espírito Santo. Temos que ficar atentos aos sinais. Nós levamos a palavra, mas o Espírito Santo que agiu muito antes, e que age no coração das pessoas”, afirmou Dom Roberto durante a homilia.
Segundo o pároco Pe. Maxwell, a ereção da paróquia é o primeiro passo na vida da comunidade, mas ainda há muito que ser realizado. “A grande mensagem para o povo de Deus, e de São Fidélis, foi a mensagem dita pelo santo padre o Papa Francisco há meses atrás. Quem dera se em todas as portas da nossa igreja, nós tivéssemos uma faixa bem grande escrita, permitida a entrada de todos. A Igreja é a mãe de todos, a Igreja é aquela que acolhe a todos. Então essa é a fisionomia que nós queremos deixar na Paróquia Nossa Senhora da Penha, a Igreja Acolhedora, na fisionomia desejada do Santo Padre, o Papa Francisco”, afirmou o sacerdote.
De acordo com Monsenhor Leandro Diniz, a Diocese de Campos colhe agora a ampliação do trabalho pastoral realizado em São Fidélis, com a propagação da Igreja em Saída. “A gente percebe o dinamismo pastoral, ou seja, em uma comunidade ela é criada aleatoriamente. Aqui já existia uma prática pastoral nessa comunidade, uma Igreja viva, bastante dinâmica, pastoralmente, funcionando bem, e com isso faz com que a comunidade seja elevada à condição de uma paróquia, mas na prática, a paróquia já existia. Prática das famílias ao entorno da igreja Nossa Senhora da Penha e também de todas as comunidades que foram anexadas a esta comunidade. E isto honra a nossa Diocese para vermos que, através desta exigência de igreja em saída, que o Papa tanto insiste conosco, tanto nos faz, realmente percebemos o quanto a nossa diocese está crescendo espiritualmente, pastoralmente, mas também com as comunidades das quais estão sendo criadas e elevadas à condição de paróquia”, afirmou Monsenhor Leandro.