Pastoral Familiar da Paróquia São Gonçalo promove ação social no salão paroquial

A Pastoral Familiar da Paróquia São Gonçalo, na baixada campista, promoveu no último domingo (17/12), um dia diferente na vida de assistidos da comunidade paroquial. A ação social, que foi realizada no salão paroquial, contou com cortes de cabelo, sobrancelhas, aplicação de flúor, entrega de kit escovação para 35 pessoas, além de 22 crianças. O atendimento foi realizado em parceria com a Odonto Arte, além de cabeleireiras da comunidade. O evento contou com a participação do vigário paroquial Pe. Alfredo Borges, que é o diretor espiritual da Pastoral.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, as ações sociais são importantes. No território diocesano as paróquias trabalham em uma pastoral de conjunto envolvendo a pastoral Familiar, Cáritas e Pastoral Social que se adaptam às necessidades reais da população atendida. “Os trabalhos se adaptam ao mapa das necessidades reais da população carente. Primeiro as ações que dizem respeito à alimentação e justamente a saúde, porque são mais prioritários. Depois, claro, para uma educação para o trabalho e ajudar a reintegrar a autoestima que se supõe dar vestimenta, corte de cabelo, tudo isso. Que possa dar segurança e confiança para o irmão pobre. As ações devem ser estruturantes no possível. Organizadas para dar cidadania, para possibilitar uma promoção integral, uma libertação da pessoa que possa caminhar com as suas pernas, porque senão estamos simplesmente criando uma clientela. Acolher, integrar, possibilitar que a pessoa se torne cidadã de pleno direito e também cristã”, afirmou Dom Roberto.