Santuário de Santo Amaro vai celebrar Missas a cada duas horas no dia de Padroeiro da Baixada
“Nós precisamos, como diz a Campanha da Fraternidade de 2024, buscar o diálogo social, principalmente com o desafio das eleições municipais, que se apresenta polarizada e com tensões. Nada melhor do que a imagem de Santo Amaro para nos dizer isso. Um mosteiro nos apresenta sempre a palavra pax. A paz com Deus, com irmãos e a natureza. Que Santo Amaro nos leve a uma paz construída com a adesão do diálogo, concórdia e buscar sempre o bem comum de todos”, declara Dom Roberto.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
O Santuário de Santo Amaro, na baixada campista, vai promover várias celebrações para receber os peregrinos e devotos que irão percorrer o “Caminho de Santo Amaro”, na noite deste domingo (14/01). O percurso, que tradicionalmente acontece ao longo de 40 km, reúne milhares de fiéis. O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco vai celebrar no bairro de Donana, a Santa Missa para acolher os romeiros que irão realizar o percurso. Após a celebração ele dará uma bênção aos fiéis que forem iniciar a caminhada. “A Festa acontece em um momento especial, com a finalização do processo sinodal, que nos convida a caminhar com a sociedade e todas as expressões. Também nos convida a buscar o diálogo com todos, nada melhor que Santo Amaro como modelo de peregrino da esperança e da paz. Ele, como sendo discípulo, tem em seu carisma a busca de Deus, primeiro em uma peregrinação no interior, abrindo a nossa mente ao Espírito Santo. Ora et labora, em construir uma civilização que passa por uma caminhada, que o próprio Santo Amaro fez”, afirmou Dom Roberto. Durante a noite de domingo haverá celebrações às 21h e 23h. Já na madrugada do dia 15/01, estão previstas Missas desde a 01h em horários ímpares até às 19h. As Missas serão realizadas 01h, 03h, 05h, 07h, 09h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.
De acordo com a Prefeitura de Campos, para o percurso da caminhada, a Prefeitura de Campos vai instalar quatro pontos de apoio em todo o percurso na RJ 216, principal via de acesso à localidade. A tradição da festa completa 291 anos e teve início com a chegada dos monges beneditinos, vindos de Roma, na Itália. Durante o trajeto, os fiéis vão contar com o primeiro ponto de apoio no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical; o segundo em Mineiros; depois em Baixa Grande; e o último, próximo à chegada de Santo Amaro. No primeiro ponto, para ajudar na segurança, os romeiros receberão pulseiras refletivas. Além disso, representantes das secretarias municipais de Governo e Turismo estarão nos quatro pontos acompanhando e apoiando nas estruturas. Os locais vão contar, ainda, com aferição de pressão e glicose, distribuição de água e frutas.