Bispo de Campos deu posse ao novo pároco de Santo Antônio de Pádua

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Os fiéis da Paróquia Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Pádua, na região noroeste do estado, participaram na noite da última terça-feira (12/03), da Santa Missa de posse do novo pároco e do vigário paroquial. A celebração, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, contou com a presença de vários sacerdotes como o vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, além do ecônomo Pe. Marco Antônio Soares. No início da Missa foi realizada a leitura da provisão do Pe. Thiago Zacarias Linhares como o novo pároco. Em seguida o sacerdote recebeu simbolicamente as chaves da Igreja. O rito de posse também contou com a recepção das chaves do Sacrário, além da entrega dos locais que serão consagrados pelo ministério como pia batismal e confessionário.

O rito de posse é repleto de simbolismos que destacam detalhes da Igreja em ocasiões como a posse de um pároco. O pároco é o responsável pela e recebe a missão de pastorear o povo de Deus daquela paróquia por um período de seis anos. Alguns momentos específicos, próprios das cerimônias de posse, marcaram a celebração. O Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco informou esperar que o Pe. Thiago possa colocar a comunidade paroquial em um processo de sinodalidade. “Espero do Pe Thiago um processo sinodal, de escuta, e construção das pastorais numa pastoral de conjunto orgânica, sendo uma igreja em saída. Uma dinâmica evangelizadora, também desejo sim que consiga vencer ainda umas certas resistências. A nova evangelização, o que tem de integração das comunidades com a Matriz. Também desejo que o setor São Mateus possa se tornar uma quase-paróquia, e fundamentalmente que as pessoas revivam o legado Franciscano através da figura de Santo Antônio, homem do Espírito Santo, de profunda renovação pastoral e missionário”, afirmou Dom Roberto.

Ao final da Celebração, o novo pároco falou com alegria aos paroquianos, para acolhê-lo nesta nova missão. “Com muita alegria e com o coração cheio de esperança inicio o meu ministério paroquial na cidade de Santo Antônio de Pádua. Nesta perspectiva que a Igreja está vivendo do sínodo, de caminhar juntos, viver como família e também dessa ação evangelizadora da Igreja. Que a paróquia seja comunidade de comunidades. Então, o nosso norte será sempre a centralidade em Jesus Cristo, que Ele seja o centro de tudo. Chegar sempre é muito difícil, pois a gente precisa conhecer as pessoas e as estruturas, mas colocando Jesus na frente vamos conseguir ir adiante e conseguir ir adiante e realizar aquilo que Deus pede de nós a partir de sua Igreja. Deus abençoe o povo de Santo Antônio de Pádua e eis-me aqui para servir e fazer a vontade de Deus”, declarou o Pe. Thiago.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *