Seminaristas participam do Renasem na Diocese de Petrópolis

Foi realizado entre os dias 15 a 19 de julho, no Seminário da Diocese de Petrópolis, o 35º Retiro Nacional de Seminaristas do Estado do Rio (Renasem). O encontro, organizado pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica, acontece anualmente durante as férias de julho, em uma diocese do território do Regional Leste 1 da CNBB. A Diocese de Campos esteve presente no evento com oito seminaristas, que viajaram para o município de Petrópolis, para participar com outros seminaristas provenientes dos Grupos de Oração e das Novas Comunidades ou que desejam fazer uma experiência com o Batismo no Espírito Santo.

A Missa de abertura foi presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelo bispo de Petrópolis, Dom Joel Amado. Neste ano de 2024, contou com a presença do bispo de Itumbiara-GO e Assessor Eclesiástico da RCC Brasil Dom José Aparecido, além de outros bispos presentes. Também esteve no encontro a coordenadora nacional do CHARIS, Kátia Zavaris. O Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS é um serviço de comunhão entre as expressões carismáticas criado pelo Papa Francisco. O Renasem é um momento de renovação espiritual e vocacional, onde os seminaristas podem estar em fraternidade e oração. Em 2025 o Renasem será realizado na Diocese de Campos.