Diocese de Campos recebeu no fim de semana Missão dos Seminaristas da Teologia do Leste 1

No fim de semana Seminaristas do Regional Leste 1 se reuniram na Paróquia São José do Avahy, no Centro de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro para a Missão dos Estudantes de Teologia.  A abertura foi na sexta feira com missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco com bênção e envio missionário. O encontro foi encerrado no domingo e durante o fim de semana os 115 participantes visitaram famílias nas cidades de Itaperuna e São José de Ubá.

Alem das visitas as famílias os seminaristas executaram tarefas pastorais tais como encontro com jovens e crianças da catequese e todos se sentiram muito gratos pela acolhida e pelo carinho tanto do povo quanto dos padres acolhedores, famílias que hospedaram. Pe. Elênio de Abreu, Assistente Espiritual do Comire destacou a importância da missão e agradeceu as famílias que acolheram os jovens na missão. As missões realizadas na área urbana de desafios sociais e no meio rural.

– Muitos relatos fortes de experiências e no fim muitos estabeleceram amizades e a promessa de visitas futuras. E por fim todos nos reunimos na Paróquia São Benedito em Itaperuna para o almoço e as despedidas. – destaca Pe. Elênio.

O Seminarista Fabrício Reis falou da importância da missão e das experiências missionária no meio das comunidades nas cidades que recebeu o encontro que ajuda a compreender a intenção do Papa Francisco.

– Para nos seminaristas é muito importante por nos apresentar uma igreja que vai ao encontro das pessoas e não se fecha nas estruturas confortáveis, mas sai de si para encontrar com o outro. Também é muito importante por ser uma oportunidade de nos confraternizarmos. São Seminários diferentes, Dioceses diferentes que vivem realidades diferentes e essa troca de informações gera um intercambio muito importante na nossa formação fraterna. – disse Fabrício.

O Seminarista Alan Nogueira de Souza da Diocese de Campos destacou os dias de experiência missionária e de conhecimento das realidades das comunidades visitadas. Foram dias de atividades que marcaram a missão anual.

– Impulsionados pelo Evangelho e animados pelo ardente desejo do Santo Padre Papa Francisco, vivemos durante esses três dias nossa experiência pastoral missionária de ir ao encontro dos irmãos. Tendo em vista o anúncio da Palavra do Senhor que, converte e conduz a todos a fazerem Sua vontade, pudemos ouvir das pessoas suas histórias de vida; lutas, sofrimentos, alegrias e poder confortá-los com uma palavra de fé e esperança no Ressuscitado. Certos de sempre encontrarmos Cristo no irmão aonde quer que possamos ir, vivemos a experiência da partilha e fraternidade entre as Dioceses do nosso Regional Leste 1 bem como com as famílias acolhedoras que com todo carinho sempre nos recebem de braços abertos. – disse Alan.

Evangelizar, partilhar e vivenciar as experiências das comunidades foi um dos propósitos Palavras de incentivo e de encorajamento do Coordenador do Comire, Pe. Jovane da Rocha Carmo que chamou atenção para a paixão do padre qye tem de anunciar com a vida em todo momento, todo instante Cristo e o Evangelho, fonte de alegria na vocação, fonte de liberdade e salvação para cada um. E adverte que a Igreja nunca deve se cansar de anunciar a  Palavra de Deus.

– Nós que somos Igreja, não podemos. A missão de todos os servidores da Palavra, de maneira especial, vocês que serão os futuros sacerdotes, é sem duvida, devem anunciar a todos, sem excluir ninguém, o Deus que é a alegria de nossa juventude. Que Nossa Senhora, a Mãe Missionária esteja convosco. Deus os abençoe concedendo o dom da perseverança. – disse o padre.

O Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão e Referencial para a missão enviou mensagem lamentando não poder participar, e destacou a importância da realização da missão no sentido de suscitar em cada um o desejo que Jesus chegue a todas as pessoas. E não esqueçam que vocês estão em missão, mas cada um de vocês é missão do pai para que o nome de Jesus Cristo pela força do Espírito Santo chegue a todas as pessoas.

– Vamos lá, saiam, pois somos uma Igreja em saída. Levem o amor de Jesus Cisto porque muitas vezes não é amado e nem é conhecido e através do testemunho alegre e jovial que Cristo seja conhecido em todos os lugares e em especial através dessa missão especial na Diocese de Campos. – recorda Dom Gregório Paixão.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco salientou a missão com empenho vibrante assumindo o perfil de presbíteros de uma igreja em saída, servidora e próxima do povo.

– Permitiu viver o espírito das novas diretrizes gerais da CNBB, que visa evangelizar a cultura urbana e a formação de comunidades eclesiais e missionárias. – reflete Dom Roberto Francisco.

Texto Ricardo Gomes com informações e fotos do Seminarista Fabrício Reis (Pascom/ Seminário Maria Imaculada – Campos/ RJ

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *