Paróquia de Italva realiza cortejo do Senhor Morto sem aglomeração

Tradição da piedade popular, o cortejo do Senhor Morto foi realizado, no início da noite desta sexta-feira (10/04), pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva. O esquife com o Senhor Morto saiu do Centro de Evangelização Sagrado Coração de Jesus em direção a Igreja Matriz, sendo conduzido pelos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão, respeitando a distancia. Os fieis acompanharam dos carros. Ao longo do trajeto, muitos fieis estavam de suas casas e se emocionaram. Tradicionalmente na sexta feira acontece a Procissão do Senhor Morto, que por determinação da Diocese de Campos a cerimônia foi realizada com limitação de fiéis.

No percurso o Pe. Maxiliano Barreto e o Pe. Francisco de Assis de Moraes orientavam os fieis a permanecerem nos veículos, além de dispersarem antes da chegada a matriz evitando aglomerações. Para Pe. Maxiliano Barreto foi a maneira de preservar a tradição e a piedade popular e obedecendo as medidas protetivas seguindo orientação das autoridades sanitárias. Todas as cerimônias realizadas foram transmitidas pelas Redes Sociais e pela Rádio Aliança, emissora da Diocese de Campos.

– Confesso que diante da situação fico triste e ao mesmo tempo emocionado com a presença dosa fieis que dentro dos carros acompanharam o cortejo. E desta forma pudemos manter a tradição de nossa paróquia. Uma expressão da piedade popular que leva as pessoas a vivenciarem um pouco do sofrimento de Cristo.- pontua Pe. Maxiliano.

Ricardo Gomes (Diocese de Campos / CNBB – Regional Leste 1) e fotos Divulgação