As lições do Presépio: Do lúdico a expressão de fé
Preparar o presépio é um sonho de toda criança. Mas fazer desse sonho infantil uma lição de fé é manter a fé. O jornalista campista Antônio Filho consegue manter a alegria de cada ano renovar o sonho que inicia em 2012. O presépio montado com peças de Playmobil, brinquedo fabricado na Alemanha. Com todo cuidado a coleção sempre tem novidades e o presépio é preparado com a mesma emoção desde a primeira montagem.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Desde os 8 anos de idade que o jornalista Antônio Filho coleciona os bonecos Playmmobil e decidiu montar um presépio com as peças. O sonho lúdico infantil reflete na lição de fé que renova todos os anos com novos personagens a montagem natalina, um jeito de celebrar o Natal na singeleza e expressão da pureza.
– Eu ganhei o primeiro boneco Playmmobil aos oito anos, no Natal de 1994. Nos últimos anos, com o surgimento da linha natalina, passei a comprar cenários e decidi montar o presépio e uma casa de Natal Eu ganhei o primeiro boneco Playmobil aos oito anos, no Natal de 1994. Nos últimos anos, com o surgimento da linha natalina, passei a comprar cenários e decidi montar o presépio e uma casa de Natal. – Antônio Filho.
O que era um sonho de menino é a realização de uma experiência de preparar a cena do nascimento de Cristo na pobre gruta de Belém e como expressão de fé. Para montar o cenário, criatividade, paciência e um trabalho que leva dias de dedicação. O resultado é uma montagem que renova a alegria do menino a realização do jornalista de celebrar o Natal. Num tempo em que as crianças perderam a sensibilidade e se voltam ao consumismo.
– Vejo crianças sonhando com os eletrônicos e entendo que o tempo traz mudanças. Mas a simplicidade dos brinquedos é fundamental, na formação de uma criança. O consumismo é um problema sério, que nos acompanha desde o berço e precisa ser revisto, para evitar que as novas gerações sejam cada vez mais artificiais, na forma de expressar sentimentos. – questiona.
Antonio Filho ressalta que e importante cultivar o apreço por brinquedos que marcaram a infância, é se dar o presente de não envelhecer. Um trabalho de anos de dedicação e de preservar um pouco das recordações de infância num tempo de valorização dos jogos da tecnologia moderna.