A Consciência Negra e Zumbi dos Palmares: Data importantíssima a ser celebrada!
Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa – Diocese de Campos-RJ, Brasil.
Infelizmente temos em nosso vocabulário vários ditados com sentido pejorativos que durante anos muitos de nós usamos sem maldade e por falta de conhecimento, como por exemplos: “Judia de mim”, “a coisa tá russa”, “a coisa tá preta”, ou até mesmo uma garrafa de cerveja muito gelada nominada como “canela de pedreiro”, Sou a favor do politicamente correto e da liberdade de expressão sem ofender ouvintes e leitores. Que a minha sinceridade seja sinônimo de respeito.
A Presidenta Dilma Roussef sancionou e promulgou o dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra no dia 10 de novembro de 2011. A autora deste projeto foi a primeira mulher senadora, eleita em 2002 pelo Estado do Mato Grosso,SerysSlhessarenko, cujo sobrenome recebido do seu esposo é de origem ucraniana. Não posso deixar de mencionar a Princesa Isabel, a primeira Senadora do Brasil por lei imperial, cujo título era simbólico, lembrada como a libertadora dos escravos, mas que nunca assumiu o trono pela Proclamação da República.
No entanto, nunca participou das sessões do Senado, sendo que naquela época alguns consideravam a mulher como inapta para ter um cargo na política nacional. O famoso romancista José de Alencar, Deputado pelo Estado Ceará escreveu um livro intitulado “Uma TheseConstitucional” se posicionou contra uma mulher tomar um assento na Câmara do Senado e questionou o Senador José Antônio Pimenta Bueno, futuro Marquês de São Vicente.
Hoje, pelas minhas contas, o Brasil já conseguiu ter 84 senadoras no decorrer da sua história e uma presidenta, algumas foram protagonistas pela luta deste dia “do Zumbi e da Consciência Negra”. Para nosso conhecimento, na prática, a primeira mulher a assumir o cargo eletivo como senadora foi Eunice Michiles em 1929.Que as mulheres continuem sendo protagonistas em nossas políticas públicas.
Outro problema “cultural” na nossa língua portuguesa é como entendemos atualmente o termo “Zumbi”. Segundo a Wikipédia, Zumbi é definido como: “Zumbi (português brasileiro) ou zombie (português europeu) é uma criatura cujo estereótipo se define, nos livros e na cultura popular, como um cadáver reanimado usualmente de hábitos noturnos,[1] que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo;[2] um ser privado de vontade própria,[2] sem personalidade.” (1). Ainda segundo a Wikipédia, em sua morfologia, Zumbi significa: “Zumbi” provém do termo quimbundo nzumbi, que significa “duende“,[7] “defunto, cadáver”.[8] “Zombi” também é outro nome da serpente loá Dambalá, com origem nas línguas nigero-congolesas. A palavra também é semelhante a Nzambi, palavra quicongo que significa “deus”(2).
O Nosso “Zumbi” dos Palmares nasceu em Serra Negra- PE e quando tinha seis anos foi adotado, criado e formado pelo Pe. Antônio Melo, missionário português e ajudava nas celebrações das missas, aprendendo português e latim. Ao ser batizado recebeu o nome de Francisco. Segundo informações que não tenho comocomprovar, o Rei de Portugal, D. Pedro II, não o nosso, ofereceu-lhe perdão e remissão, caso se sujeitasse à coroa portuguesa. O que obviamente não aceitou como líder em Palmares que tinha uma população de cerca de 30 mil pessoas.Por sua resistência, foi assassinado aos 40 anos, pelo português Domingos Jorge Velho, após liderar uma comunidade quilombola com 94 anos de sobrevivência e resistência.
Zumbi dos Palmares foi traído por Antônio Soares e em dois anos de resistência e batalha foi ferido, preso e sua cabeça foi cortada, salgada e exposta em Recife, na praça pública do pátio do Carmo para desmitificar a lenda da imortalidade de Zumbi. Também não se comprova que era de família real da África, mas no Brasil foi um grande líder e é o que nos importa.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em datas diferentes no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Não podemos mais tolerar preconceitos e racismos, Basta! Celebremos e abracemos esta causa. Infelizmente no Brasil, o racismo ainda existe. Parabéns aos nossos negros e negras resistentes.
Este dia tão importantíssimo em nosso calendário é feriado apenas nos Estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e por último em São Paulo, sancionado pelo atual governador Tarcísio de Freitas em seus 645 municípios, cujo autor da Lei foi o Deputado Estadual foi Teonílio Barba, do PT. Muitas cidades do nosso Brasil fizeram tal data como feriado. Confesso que não compreendo por que os outros 20 Estados da nossa federação parecem não se importarem com esta data.
Nota pessoal: A madrinha de crisma da minha mãe em Minas Gerais foi escrava da família e segundo o que ouvi, meu bisavô nunca maltratou seus escravos, mas eram escravos. Infelizmente soube que, um escravo com enfermidade na perna não podendo ser vendido foi amputado pelo seu traficante e sem anestesia. Também, algumas mulheres ao darem à luz jogavam seus filhos nos chiqueiros para serem comidos pelos porcos pois não queriam velos escravizados, o que meus bisavôs tinham que vigiar.
Fonte:(1 e 2): Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi acessado aos 14/11/2023.