Atafona: Festa de Nossa Senhora da Penha não contará com programação recreativa, esportiva e cultural
Secom SJB
A tradicional celebração da copadroeira Nossa Senhora da Penha, em Atafona, excepcionalmente neste ano, não contará com as suas atividades recreativas, esportivas e culturais, sendo mantida toda a programação religiosa, de 21 a 28 de abril. A medida foi adotada pela Diocese de Campos e Irmandade de Nossa Senhora da Penha, responsável pelo evento, devido à morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21). O município decretou luto de três dias.
— Nós da Prefeitura, que todo ano investimos e apoiamos grandemente a celebração acompanhamos a decisão da Diocese, seguida pela Irmandade, que é a responsável pela realização das homenagens à padroeira de Atafona, com o nosso apoio pelo motivo do falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, um líder admirável e inspirador da Igreja Católica nos últimos 12 anos; o sentimento não poderia ser outro por parte dos fiéis, senão o de luto e oração. Não tenho dúvidas que sendo a parte religiosa mantida todos devotos de Nossa Senhora vão comparecer ao Santuário, para também rezarem pela memória do Papa e para as celebrações religiosas — declarou a prefeita Carla Caputi.
De acordo com o provedor da Irmandade, Adyvan Pedra, a decisão pelo cancelamento das atividades recreativas, esportivas e culturais foi passada pelo bispo Dom Roberto Ferrería Paz. Estão mantidas as missas do oitavário — que começou no domingo (20) e segue até o próximo domingo (27) — sempre às 19h, no Santuário. No dia 27, também terá missa às 10h, e às 15h, procissão fluvial. Na segunda, a missa campal vai acontecer às 10h. A tradicional procissão, considerada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, será às 17h. No retorno, cerimônia de coroação e show católico com a banda Vida Reluz.