Autismo: Lutas e conquistas de um jovem

Fernando Augusto Barcelos Brasil, de 19 anos, conquistou uma vaga na UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense onde cursa Ciências Sociais. O jovem teve diagnostico de Autismo com seis anos de idade e hoje revela um jovem que luta por realizar seus sonhos.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Estou muito feliz e satisfeito com esta vitória. A caminhada foi longa e difícil, as escolas particulares não me aceitavam. Sofri muito, mas hoje, não sofro mais e sou feliz e grato à Deus.” Fernando Augusto Barcelos Brasil.

Diagnosticado com 6 anos de   TEA (Transtorno do Espectro Autista, Fernando Augusto Barcelos Brasil é exemplo de luta e de realização de sonhos.  Fez 680 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, conquistando uma vaga no curso de Ciências Sociais da UENF. Para a mãe uma trajetória de luta e hoje a conquista de uma vaga numa universidade pública.

O jovem concluiu o Ensino Médio no Ciep Custódio Siqueira, no ano 2021, enfrentando todos as barreiras impostas pela pandemia da Covid-19, após de ter feito o ensino fundamental na Escola Municipal Olga Linhares Correa. Ele também frequenta a Apae e há cinco anos descobriu o Paraesporte, onde faz aula de futebol e natação. Fernando tem mais dois irmãos João Pedro, 9 anos e Manuela, 3 anos.

Fernando, que é mais conhecido entre os amigos como “Pipeiro”, é um jovem alegre e muito focado nos seus sonhos. Gosta de música e de ler. De acordo com os seus pais, Carlos Augusto Fernandes Brasil e a pedagoga Elizangela Soares Barcelos, a caminhada foi longa e cheia de obstáculos até o resultado desta semana. A mãe não esconde a luta, mas para as mães atípicas que nunca desistam.

– Quando você tem um filho nunca idealiza uma deficiência, uma doença e quando vem o diagnostico muitas mães falam e sentia um luto e aquele filho passa a não existir mais. E sempre persistimos, sem nunca desistir. O começo foi difícil porque era mãe de primeira viagem e nunca tinha ouvido falar em autismo.  Sentia muita angustia porque via o desenvolvimento das outras crianças e percebia que ele não desenvolvia da mesma forma. – declara Elisângela.

Desafios e lutas e a vitória

“Me sinto realizada como mãe, pois foram muitos obstáculos que não foram fáceis de remover. Meu sonho é que ele se forme, seja um homem de valores e seja independente. E que sua deficiência nunca seja limite para ele fazer o que quer. “Elisângela Soares Barcelos.

Para Elisangela Soares Barcelos foram muitas as lutas para que Fernando pudesse estudar. O teve de conviver com as dificuldades com escolas particulares, mas agradece as escolas públicas onde o filho foi acolhido e amado, conseguindo a vitória de ingressar na universidade pública, uma das instituições de ensino mais concorridas.

– As dificuldades foram nas escolas particulares, não tinha acolhimento por ser um aluno problema. Tinha de busca-lo mais cedo, pois alegavam que não estava se adaptando. Em 2017 ele entrou em uma escola municipal, que fica perto de casa, mas chegando foi muito bem recebido pelos amigos e professores e em 2018 conclui o ensino fundamental. Em 2019 entrou para o Ciep Custódio Siqueira e só tenho a agradecera todos os profissionais desta escola que amam e torcem pelo sucesso de Fernando. – revela Elisangela.