Bispo de Campos alerta para a prevenção do suicídio neste tempo de Pandemia
Cuidado e prevenção. Em tempo de Pandemia é importante observar o comportamento das pessoas vulneráveis em isolamento social. E o cuidado com a saúde mental, como medida a proteção. O Setembro Amarelo traz de volta o problema social já alarmante e causa de mortes no Brasil e no mundo.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
As estatísticas são alarmantes no mundo. O suicídio é uma das causas de suicídio e a depressão é um dos fatores. O Bispo de Campos e Referencial Nacional da Pastoral da Saúde, na CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil faz um alerta que a Pandemia pode aumentar os sintomas de tristeza nas pessoas em isolamento social. Destaca a importância de iniciativas de prevenção nas comunidades.
– Setembro Amarelo não basta falar, mas é necessário agir e esse o tema da Campanha 2020 e é serio porque a Pandemia tem criado um clima proclive, mas que tem facilitado situações de estar com desgosto e de profundas tensões no meio familiar de não ver saída pela frente. O desmoronamento do projeto concreto de vida imediato. Antes falávamos ascética de assidia, o desgosto por viver, a melancolia da vida e o tédio, mas o fundamental é conversar, é cuidar, ver os sinais e amparar, acolher e, sobretudo neste clima de Pandemia a alegria, o bom humor, a leveza dos relacionamentos sem cobrar das pessoas, mas compreende-las, apóia-las e é tempo de cuidar. – revela Dom Roberto Francisco.