Bispo de Campos decreta dispensa temporária de fiéis sobre obrigatoriedade do preceito dominical

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que é bispo referencial da Pastoral Nacional da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diante do aumento do número de casos registrados pela Secretaria de Estado de Saúde, e com base no respeito as orientações das autoridades civis para evitar a disseminação do coronavírus, divulgou decreto diocesano que desobriga os fiéis de participarem das Missas dominicais e dias de preceito, até que um novo decreto ordene o contrário.

De acordo com o decreto, que será repassado as paróquias da Diocese de Campos, não significa que as celebrações estão suspensas, mas a recomendação é que aos que acompanharem por meios de transmissão eletrônico como redes sociais, rádio e televisão evitem aglomerações nas Igrejas. Ainda segundo o decreto, a nova determinação tem objetivo de somar as orientações e normas já divulgada anteriormente que já foram implementadas no território diocesano.

O decreto orienta que os fiéis que participarem da Missa devem manter uma distância prudente uns dos outros, segundo as orientações das autoridades sanitárias, como prevenção contra o contágio. “Todos os fiéis estão dispensados da obrigação prevista no cânon 1247 do Código de Direito Canônico de participar das Missas dominicais e nos demais dias de preceito; Àqueles que optarem por não participar da celebração da Missa, recomenda-se vivamente acompanha-la pelos meios de comunicação das paróquias, ou demais mídias católicas, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal”, orientou Dom Roberto na publicação.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Veja o decreto na íntegra no link abaixo.

DECRETO CORONAVIRUS 16 MARÇO 2020