Bispo de Campos fala sobre transferência de sacerdotes na Diocese

“Vamos rezar pelos novos pastores para que tenham esse brio, vigor, mas tenham a proximidade. Ajudem a construir uma Igreja sinodal, solidária, misericordiosa e servidora”, afirmou Dom Roberto em vídeo.

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, divulgou um vídeo nas redes sociais sobre as transferências de sacerdotes que acontecerão neste mês de dezembro de 2022. Para Dom Roberto, as transferências não alteram o essencial que governança em conjunto entre o bispo e o presbitério. “Objetivo é comunicar para mostrar a naturalidade com que acontecem os processos de mudança. Então, durante certo tempo fica um padre em uma comunidade e depois vai para outra. A finalidade e que as paróquias nunca fiquem desatendidas”, declarou Dom Roberto.

Na cidade de São Fidélis assume a Paróquia Santuário no Centro do município o Pe. Gilmar dos Prazeres. Atualmente o Pe. Gilmar atua como pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina, em Campos. O sacerdote também exerce o ofício de vigário episcopal do Vicariato Norte e de ecônomo da Mitra Diocesana. De acordo com o Código de Direito Canônico, o ecônomo é nomeado pelo Bispo Diocesano com a função de “administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo, fazer as despesas de acordo com as receitas da diocese, segundo as disposições dadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados”. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Lebret, assume o Pe. Carlos Augusto Duncan, que retornou após um período de estudo na cidade de Navarra, uma comunidade autônoma na Espanha. O Pe. Silvio Coquito assume a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, para que possa se dedicar mais ao Seminário Diocesano e ao Tribunal Eclesiástico.

Na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, o novo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus é o Pe. Marco Antônio. Para auxiliar o trabalho pastoral o Pe. Alan Nogueira foi designado como vigário paroquial. O Pe. Rodrigo Mello, que estava como pároco em Bom Jesus do Itabapoana, por uma questão de saúde foi designado para uma comunidade menor, mas também de grande responsabilidade. O sacerdote assumirá a Igreja Santa Rita, no distrito de Boa Ventura, na cidade de Itaperuna. O padre assume a Capela, que hoje pertence a Paróquia de São José de Ubá, com a finalidade de transformar em Reitoria. A Missa de Criação da Reitoria de Santa Rita está agendada para o dia 21 de maio de 2023.

A última divulgação de transferência é a posse de administrado paroquial do Pe. Fabrício Menengate na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no distrito de Dores de Macabu, em Campos. O Pe. Fabrício foi designado para a comunidade após o falecimento do Pe. Joaquim Alexandre, que aconteceu no mês de novembro. “Vamos rezar pelos novos pastores para que tenham esse brio, vigor, mas tenham a proximidade. Ajudem a construir uma Igreja sinodal, solidária, misericordiosa e servidora”, finalizou Dom Roberto.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *