Bispo de Campos ordenará seis Diáconos Permanentes neste sábado

No próximo sábado (21/12), a Diocese de Campos terá mais 6 novos Diáconos Permanentes. A ordenação será, às 10h, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador e a missa será presidida pelo bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. Serão ordenados Adenir Monteiro Consedey, Adenil Alves, Anderson Freitas da Silva, Fabio César de Magalhães Pereira, Gilson Pereira Barbosa e Milton Roberto da Silva Campista.

Os novos Diáconos Permanentes recebem a missão da caridade, no serviço aos pobres, na mesa da Palavra e no serviço do altar, auxiliando o Bispo e sacerdotes na Celebração dos Sagrados Mistérios. Os novos diáconos passaram por um período de formação na Escola Diaconal Santo Estevão.

– Nossa Igreja Diocesana com grande alegria, louva ao Senhor por consagrar 6 de seus filhos para o serviço do povo de Deus. E pela vida de nossos irmãos que atendendo ao chamado de Deus resolveram entregar tudo o que tinham e são para se consagrarem ao Serviço do Reino de Deus. – destaca o diácono Márcio Fernandes.

Atualmente a Diocese de Campos possui 33 diáconos permanentes e na Escola Diaconal Santo Estevão, há 29 candidatos em período de formação. O Diretor da Escola Diaconal, Monsenhor Leandro de Moraes Diniz, destaca a importância da preparação dos candidatos e as expectativas do trabalho nas Paróquias. Atualmente em praticamente todas as comunidades paroquiais contam com o serviço ministerial dos diáconos permanentes.

– Durante 5 anos esses candidatos foram preparados pela nossa escola Diaconal Santo Estevão e também pela Escola Teológica Matter Ecclesiae. Assim sendo é uma alegria para nossa Igreja Particular contar com mais esses novos Diáconos Permanentes em quase todas as paróquias da Diocese. É momento de rendermos graças por esta dádiva de termos um diaconato integrado com as diaconias da Palavra e, sobretudo da caridade. – pontua Monsenhor Leandro de Moraes Diniz.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco registra um crescimento da vocação do Diaconato Permanente na Diocese de Campos e em 8 anos atualmente são mais de 30 diáconos assinalando não apenas um crescimento numérico, mas a valorização de uma vocação eclesial.

– Alem do crescimento numérico representa a consolidação e a valorização desse ministério ordenado para a vivencia de uma Igreja serva e uma opção real pelos pobres. Trata-se de formar  um diaconato presente nas Pastorais Sociais, na evangelização das comunidades e famílias e de ser um sinal claro da misericórdia e da solidariedade fraterna do Reino. – destaca Dom Roberto.

Exemplo de esposo e pai, Gilson Pereira Barbosa, 47 anos, é casado há 19 anos com Arilma de Souza Azevedo Barbosa. Ele é pai de Maria Auxiliadora Barbosa, 17 anos, e Estefani de Souza Azevedo Barbosa, 16 anos.  A grande fidelidade a Deus se demonstra nas pequenas coisas, pensamento de São Francisco de Sales. Gilson na Paróquia Nossa Senhora das Graças exerce a função de Coordenador da Pastoral do Dizimo e do Batismo e na Diocese de Campos é membro da Comissão de Iniciação a Vida Cristã.

– A minha vida sempre foi dedicada a Igreja desde minha juventude no período do Mosteiro de São Bento até o presente momento. Sempre senti que Deus me impulsionava para ir as águas mais profundas e mesmo sem entender eu deixava Deus me conduzir  ate o momento que recebi do sacerdote o chamado de Deus. Trabalhei esse convite com minha esposa e com o sim dela veio também meu sim. Durante o período da Escola Diaconal cada vez mais senti que me colocava realmente a serviço da Igreja. É com essa certeza dentro do meu coração e chega o momento de confirmar com mais fervor a frase: Eis me aqui Senhor. Só tenho a agradecer a Deus por sempre encontrar apoio na minha família. Não que não sejamos uma família perfeita, mas buscamos a perfeição caminhando com Deus e buscando a intercessão de Nossa Senhora. Minha expectativa é sempre obediente a Igreja na pessoa do bispo e dos sacerdotes e procurando  sempre servir aos irmãos sem esperar algo em troca. – relata.

Texto: Ricardo Gomes (Comunicação Diocese de Campos)