Bispo de Campos preside Missa da criação de nova paróquia em São Fidélis

“Uma boa notícia a criação de uma paróquia, pois aqui serão atendidos todos, como nos diz o Papa Francisco. Aqui todas as pessoas podem receber a bênção, são convidados a converter-se, a testemunhar a misericórdia. Prestar serviço uns aos outros, somos cristão. Esta Paróquia será um instrumento da Misericórdia de Deus na vida de muitas pessoas”, declarou Dom Roberto.

Fotos: Rafael Santarém (Pascom Paróquia Nossa Senhora da Penha)

Uma nova comunidade paroquial foi erigida. O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco erigiu a nova Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no município de São Fidélis, no Vicariato Noroeste, que a partir de agora possui três paróquias. Durante a Santa Missa o Pe. Maxwell dos Santos recebeu o título de primeiro pároco da nova comunidade eclesiástica. A celebração contou com a presença do vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, o pároco do Santuário de São Fidélis Pe. Gilberto Araújo Alvim, além de demais sacerdotes e os diáconos Márcio Fernandes e Ângelo.

A cerimônia de ereção da nova paróquia contou com a leitura do decreto e da nomeação do Pe. Maxwell como novo pároco. A leitura foi realizada de modo solene por Monsenhor Leandro Diniz, ainda na celebração o rito contou com a recepção das chaves da Igreja, do Sacrário, além da entrega dos locais que serão consagrados pelo ministério como pia batismal e confessionário. “Às vezes em relação à Igreja, podemos atrasar muitas coisas, dizendo que o povo não está preparado, com mensagens como ‘as coisas não vão para a frente’. Entretanto, com fé e determinação vamos a frente, não somos nós tudo é com a ação do Espírito Santo. Temos que ficar atentos aos sinais. Nós levamos a palavra, mas o Espírito Santo que agiu muito antes, e que age no coração das pessoas”, afirmou Dom Roberto durante a homilia.

Segundo o pároco Pe. Maxwell, a ereção da paróquia é o primeiro passo na vida da comunidade, mas ainda há muito que ser realizado. “A grande mensagem para o povo de Deus, e de São Fidélis, foi a mensagem dita pelo santo padre o Papa Francisco há meses atrás. Quem dera se em todas as portas da nossa igreja, nós tivéssemos uma faixa bem grande escrita, permitida a entrada de todos. A Igreja é a mãe de todos, a Igreja é aquela que acolhe a todos. Então essa é a fisionomia que nós queremos deixar na Paróquia Nossa Senhora da Penha, a Igreja Acolhedora, na fisionomia desejada do Santo Padre, o Papa Francisco”, afirmou o sacerdote.

De acordo com Monsenhor Leandro Diniz, a Diocese de Campos colhe agora a ampliação do trabalho pastoral realizado em São Fidélis, com a propagação da Igreja em Saída. “A gente percebe o dinamismo pastoral, ou seja, em uma comunidade ela é criada aleatoriamente. Aqui já existia uma prática pastoral nessa comunidade, uma Igreja viva, bastante dinâmica, pastoralmente, funcionando bem, e com isso faz com que a comunidade seja elevada à condição de uma paróquia, mas na prática, a paróquia já existia. Prática das famílias ao entorno da igreja Nossa Senhora da Penha e também de todas as comunidades que foram anexadas a esta comunidade. E isto honra a nossa Diocese para vermos que, através desta exigência de igreja em saída, que o Papa tanto insiste conosco, tanto nos faz, realmente percebemos o quanto a nossa diocese está crescendo espiritualmente, pastoralmente, mas também com as comunidades das quais estão sendo criadas e elevadas à condição de paróquia”, afirmou Monsenhor Leandro.