Bispo Diocesano ministra palestra em Ciep sobre Campanha da Fraternidade

Kamilla Uhl – Assessoria de Imprensa da PMCG

O Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, ministrou palestra no CIEP-056 – Escola Municipal Custódio Siqueira –, nesta sexta-feira (03). Ele falou sobre a Campanha da Fraternidade de 2022 para os educadores e educandos das redes municipal e estadual de ensino. Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Educação” e o lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Dom Roberto Francisco traçou um pequeno panorama histórico da Campanha da Fraternidade, uma ação de iniciativa da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil que teve marco inicial na quaresma de 1962, com a finalidade de arrecadar fundos para atividades assistenciais e promover a transformação da sociedade, com base em princípios de fraternidade e caridade.

Dom Roberto reafirmou a necessidade de o sistema educacional conhecer projetos como a Campanha da Fraternidade. “O futuro educacional e social da sociedade brasileira necessita, com urgência, tomar novos contornos, pois a educação sozinha, somente pautada em saberes técnicos não é suficiente para uma ação transformadora. É preciso educar com caridade, com amor para que se possa alcançar valores e princípios intangíveis”, afirmou o líder religioso.

Felippe Barreto dos Santos, diretor da unidade municipal, disse que pensar nos processos que envolvem uma educação transformadora é pensar em uma educação que transforma pessoas, para que essas pessoas possam transformar o mundo. “Dom Roberto Francisco citou o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, e isso me chamou muito atenção. Educação com fraternidade é exatamente isso, ensinar para transformar, partindo de si para o mundo. A Campanha da Fraternidade se torna extremamente essencial e necessária para nosso contexto atual. Nós, colaboradores do Custódio Siqueira, temos essa preocupação, buscamos ao máximo nos aproximar dos nossos alunos e de suas famílias, pois acreditamos que esse laço é essencial no processo de aprendizagem. Queremos ver nossos alunos alcançando grandes voos, mas queremos mais ainda vê-los sendo grandes seres humanos”, comentou.

Fonte: Portal da Prefeitura de Campos