Caminhos de História: Mosteiro de São Bento em Campos dos Goytacazes terá I Prova Ciclística

Inscrições serão abertas nesta terça feira na Secretaria Municipal de Esportes e terá premiações. Os interessados devem levar 1K de alimento. A prova terá um percurso de 20 Km com várias categorias. A prova esportiva foi criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas em parceria com o município e com a Diocese de Campos.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

A I Prova Ciclística Mosteiro de São Bento está com inscrições abertas e vai promover atividade esportiva associados ao caminho de fé trilhado desde 1648 pelos Monges Beneditinos. Um caminho marcado pela construção dos pilares da fé católica na Baixada Campista e a construção de 36 igrejas.

Desde a chegada a Campos dos Goytacazes os monges ajudaram a construir um legado com testemunho de fé e religiosidade. Deram sus contribuição nos diversos setores da vida social e religiosa. Além das igrejas construíram escolas e ajudaram no desenvolvimento da educação e da cultura, marcando presença na vida de todas as gerações.

“Com o Pedal de São Bento que é promovido pela Secretaria de Esporte e Turismo em especial pelo Setor de Turismo Religioso da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, junto com a Diocese de Campos estamos promovendo um evento que tem várias dimensões, promovendo a saúde da cidade com a cultura ciclística, um veículo alternativo de energia limpa, mas faz bem ao corpo. E uma ocasião de confraternizar a partir do carisma beneditino da hospitalidade, receber todo povo, especialmente os jovens que não conhecem e estão na busca do transcendente e querem experimentar Deus., Este Pedal de São Bento promete ser uma alavancada em primeiro lugar para a restauração plena do mosteiro e para desenvolver o circuito da fé, constituído por Santo Amaro e São Bento com mais de 33 igrejas, promovendo o esporte e evangelização da juventude de toda a Baixada Campista, evangelizada pelos monges beneditinos. – Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos.

Refazer caminhos trilhados pelos Monges Beneditinos presentes na região desde 1648, incentivando gerações a conhecerem o carisma beneditino da hospitalidade, da espiritualidade e da mística da oração e da contemplação atraindo em especial os jovens. O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz chama atenção para a importância da reconstrução do Caminho da Fé formado pela devoção a Santo Amaro e São Bento, pilares da evangelização da cidade de Campos dos Goytacazes. Para o bispo esse projeto de resgate e recuperação do monastério campista é um dos frutos do Centenário da Diocese de Campos.

– Estamos vivendo momentos memoráveis como fruto do Centenário da nossa Diocese, e entre estes momentos esta sendo o resgate do Senhora da Ternura, de Formosa, Goiás, O Mosteiro de São Bento de Mussurepe, está lançando as sementes para os Oblatos Seculares para a formação do Laicato na meditação, nos exercícios espirituais – comenta Dom Roberto Francisco.

Na opinião do Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Edvar Chagas a realização do I Pedal de São Bento será uma tradição muito presente na cidade, em especial no interior com o uso da bicicleta como meio de transporte e de lazer da população. Além de saudável e um meio de transporte limpo sem poluir o meio ambiente.

– Temos de incentivar essa atividade esportiva que é bom para saúde num roteiro histórico que é o Caminho da Fé, conhecer o Mosteiro de São Bento, que é uma construção histórica sensacional e a bicicleta é uma atividade importante em nossa cidade e muito bom incentivar essa atividade esportiva. Esse I Pedal de São Bento será o primeiro de muitos, que será uma tradição, – Edvar Chegas – Presidente CDL – Campos.