Campanha da Fraternidade 2024: Cáritas Diocesana realizará abertura na Paróquia São Benedito

A Santa Missa de abertura será presidida pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz. Após a celebração haverá uma acolhida aos fiéis. “Torna-se uma comunidade familiar, acolhedora, próxima, sendo Casa e Escola de comunhão. Alargar a tenda a nível social, investir no voluntariado, trabalhar à mediação reconciliação e arbitragem de conflitos nas comunidades, cultivar a cultura de paz e não violência. Estes são os objetivos da Campanha da Fraternidade”, afirma Dom Roberto.

Com informações e arte: Elen Veloso

A Cáritas da Diocese de Campos promove, na noite desta segunda-feira (19/02), abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2024, que vai envolver todas as pastorais sociais do território diocesano. O encontro será realizado na Paróquia São Benedito, no Centro de Campos. A Santa Missa de abertura será presidida pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz. Após a celebração haverá uma acolhida aos fiéis. O encontro vai contar com a participação dos diáconos Mauri Diogo e Kauê Martins, que irão abordar o tema: Fraternidade e Amizade Social, como lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Seguindo a reflexão do texto-base encontramos na primeira parte que constitui o Ver, a realidade interpelada pela pergunta bíblica: “Onde está o teu irmão?” (Gn 4,9).  Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a questão apresenta na pergunta de Deus, a chamada síndrome de Caim, que matara a seu irmão Abel, num processo que vai da inveja, ao ódio e finalmente ao homicídio. “Esta experiência de estranhamento leva à inimizade, divisão, exclusão e cultura da morte e do ódio, atuais no Brasil de hoje e no mundo afora. Sombras de um mundo fechado, marcado pela desigualdade, violência e polarização. Mostra às claras a emergência de um hiper individualismo e uma subjetivação radical, segmentada que aniquilam a vida social e levam a identidades alterofóbicas (que não conseguem conviver mais). Diante disso é preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana, vocacionada à fraternidade e comunhão gerando e fomentando a amizade social”, declarou Dom Roberto.

De acordo com o diácono Márcio Kleber, atual responsável pelo trabalho da Cáritas, durante toda a quaresma serão realizados encontros na Igreja São Benedito. “Vamos concentrar os trabalhos na São Benedito, enquanto, a Casa da Missão Bom Samaritano passa por uma adequação, que infelizmente não deu tempo de ser concluída. Nós faremos encontros de formação às segundas com Adoração ao Santíssimo, Celebração da Palavra e partilha”, afirmou o diácono Márcio.

A Cáritas Brasileira é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Hélder Câmara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações. “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social” é a missão da Cáritas Brasileira.