Carlo Acutis tema de live domingo na Pastoral da Sobriedade

Ricardo Gomes

Pastoral da Sobriedade da Diocese de Campos promove domingo live com Frei Carlos Acácio, Reitor do Santuário do Despojamento em Assis onde este sepultado o corpo do Beato Carlo Acutis. Na live terá como tema Carlo Acutis e a santidade no cotidiano e o frade vai destacar um pouco da vida e das lições do jovem que morre com 15 anos de idade.

Carlo Acutis viveu intensamente a vida de um jovem de sua idade. Brincava, e divertia com os amigos, estudava, mas descobriu o valor da vida espiritual. Sua participação diária a Santa Missa, adoração ao Santíssimo, confissão semanal e devoção a Nossa Senhora com meditação do Rosário foi o caminho desse jovem para viver a Santidade na vida cotidiana. Frei Carlos Acácio destaca as lições para todas as gerações.

– Carlo Acutis um santo jovem do nosso tempo que veio mandado por Deus para tirar da nossa cabeça o medo de ser santo no cotidiano. Carlo era um jovem conectado com Deus e por isso conectado com a vida em profundidade e veio mostrar que ser santo significa perder a vida, o gosto da vida, mas como Jesus disse perder a vida e ganhar a vida e reencontrá-la e ele reencontrou a vida nessa amizade com Deus. Um jovem que gostava de jogar bola, tomar banho de piscina, de musica e aprendeu sozinho a tocar saxofone. Um jovem que gostava da internet, muito curioso, muito inteligente, gostava dos animais, tinha cães e gatos em casa. – conta.

Frei Acácio revela que Carlo gostava de cultivar relações e amizades e gostava de estudar e tudo numa amizade profunda com Deus esse foi o segredo de estar conectado com a fonte da vida, da alegria e do bem. E mesmo sendo de uma família muito rica era muito simples  e despojado e desapegado dos bens maternais.

– E era livre interiormente. Certa vez a mãe queria comprar dois pares de tênis e ele se recusou e disse que bastava um par. Um jovem que poderia ter tudo que quisesse e ele freava os pais e eu me recordo pedia a meus pais compra isso ou aquilo e ele era o contrario não compre e por tinha descoberto o verdadeiro tesouro da vida, a verdadeira riqueza são as relações, a relação com Deus e com o próximo. Então o Carlo esta ai para nos tirar o medo de ser santo. Ser santo significa viver a vida com intensidade, com alegria e tendo o coração cheio de amor, cheio de fé se movendo no cotidiano sem fazer extraordinárias e pensando que tem de fazer milagres todos os dias e o verdadeiro milagre é viver a fidelidade a Deus e ao próximo no cotidiano. Carlo era muito convicto disse e era um jovem cheio de alegria e cheio de Deus. – revela Frei Acácio.