Católicos de Natividade se mobilizam para festejar Padroeira

A cidade de Natividade, noroeste fluminense, já vive em clima de festa. A padroeira Nossa Senhora da Natividade terá programação que acontece de 30 de agosto à 8 de setembro. Um tempo de celebrar 166 anos de criação da Paróquia e já se passaram 16 anos da elevação à Santuário Diocesano. O pároco Pe. Paulo Raimundo do Carmo já esta mobilizando as Pastorais, Movimentos e a Sociedade para a realização de uma grande festa.

A abertura será no dia 30 com inicio do novenario e a missa as 19h30 e será celebrada pelo Pe. Wallace Ortencio de Azevedo, da Paróquia Santo Antônio em Guarus, Campos dos Goytacazes. Até dia 7 de setembro as missas serão presididas por padres convidados e no dia 8 de setembro o dia de festejar a padroeira. A programação começa as 10h com a missa  em ação de graças pelos 16 anos de elevação à Santuário e será presidida por Pe. Paulo Raimundo do Carmo. As 18h a procissão e missa solene com a coroação da imagem da Santíssima Virgem.

– Como pároco desta comunidade bendigo e louvo o Santo Nome de Deus, por tão grande graça em celebrar unido a todos natividenses a nossa mãe e mãe de Igreja Nossa Senhora da Natividade No decorrer destes 166 anos de existência desta comunidade paroquial, demonstrou que faz parte deste tronco que é o próprio Cristo. Possamos sempre lembrar aos filhos, netos e bisnetos e posteridades vindouras de como nasceu a nossa tão querida e estimada Paróquia de Nossa Senhora da Natividade. – declara Pe. Paulo Raimundo.

As imagens do acervo apresentam uma história construída ao longo de mais de um século e resgatam um pouco do legado de padres que construíram a fé católica na cidade localizada no Noroeste Fluminense. A memória de um grande padre que trabalhou para a construção do grande legado de fé, preservado pelo Pe. Paulo Raimundo que foi Pe. Jonas

Texto: Ricardo Gomes com informações da Pascom / Santuário N S da Natividade

30/08 Sexta-feira 19h30min. – Abertura do Novenário

Celebrante: Padre Wallace Ortêncio de Azevedo – Paróquia de Santo Antônio – Campos/RJ.

Paraninfos: Comunidades de São Francisco de Assis; Nossa Senhora da Assunção e São Benedito.

Ofertório: Óleo de Soja

31/08 Sábado 19h30min.

Celebrante: Padre Paulo Raimundo do Carmo – Pároco do Santuário – Natividade/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: Bom Jesus do Querendo; Ourânia e Grupo do Terço.

Ofertório: Pó de Café

01/09 Domingo 19h30min.

Celebrante: Padre Paulo Raimundo do Carmo – Pároco do Santuário – Natividade/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: Cruzeiro de Cima; Cruzeiro do Marambaia; Ministros Extraordinários da Distribuição da Eucaristia.

Ofertório: Arroz

02/08 Segunda-feira 19h30min.

Celebrante: Padre Rodrigo Henrique Pinto de Mello – Paróquia de Bom Jesus do Itabapoana/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: Bananeiras; Fazenda Conceição; Pastoral do Dízimo; Conferência Vicentina e Trindade Santa.

Ofertório: Açúcar

03/09 Terça-feira 19h30min.

Celebrante: Padre Rogério Cabral Caetano – Paróquia de São Sebastião – Varre-Sai/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: São Lourenço I; São Lourenço II; Ministério de Leitores; Equipe de Liturgia e Pastoral Vocacional.

Ofertório: Macarrão e Extrato de tomate

04/09 Quarta-feira 19h30min.

Celebrante: Padre Paulo Raimundo do Carmo – Pároco do Santuário – Natividade/RJ

Pregador: Padre José Carlos – Paróquia Pessoal Nossa Senhora das Graças – Administração Apostólica – Natividade/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: Belo Morro; Coroinhas; Renovação Carismática e Legião de Maria.

Ofertório: Sal, alho e temperos

05/09 Quinta-feira 19h30min.

Celebrante: Padre Gildevan Rodrigues da Silva – Paróquia de Santo Antônio – Porciúncula/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: Barro Branco; Catequese Paroquial; Batismo; Saúde; Apostolado da Oração e Arautos do Evangelho.

Ofertório: Feijão

06/09 Sexta-feira 19h30min.

Celebrante: Padre Thiago Zacarias Linhares – Paróquia de Santo Antônio – Porciúncula/RJ

Paraninfos: Comunidades e Pastorais: Santa Teresinha; Talhas de Maria; Familiar e Aguenta Firme.

Ofertório: Fralda geriátrica e sabonetes em prol do Asilo Recanto do Bem Viver.

07/09 Sábado 19h30min.

Celebrante: Padre Paulo Raimundo do Carmo – Pároco do Santuário – Natividade/RJ

Paraninfos: C.P.P.; C.A.P.; Ministérios de Música; Cerimoniários e Acólitos.

Ofertório: Leite em pó

08/09 Domingo –  DIA DA PADROEIRA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE

10h00min. Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Décimo Sexto Aniversário da Dedicação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Natividade, presidida pelo Pároco do Santuário.

18h00min. Procissão e Missa Solene em Honra a Nossa Senhora da Natividade. Coroação da Imagem de Nossa Senhora pelas crianças da Catequese.

21h00min.Show Religioso com Luciano de Pinho e Ministério Adoração.