Centenário: Diocese de Campos celebra novos diáconos e o Dia do Seminarista

“Retornar como ministro ordenado e poder partilhar da alegria da vocação com os irmãos que se preparam para o ministério ordenado é motivo de fazer memória e renovar os laços da amizade que nos une e fortalece, unidos aquele que nos chamou: Cristo Jesus”, declara diácono Alan.

O mês de junho de 2022 foi marcado por várias festividades como Pentecostes, Domingo da Santíssima Trindade, Corpus Christi, Natividade de São João Batista, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e dentro da programação do ano do Centenário da Diocese de Campos, mais seis novos seminaristas foram ordenados diáconos. No último dia 21 de junho, celebramos a memória litúrgica de São Luiz Gonzaga, junto com a data o dia do Seminarista. O Seminário Diocesano Maria Imaculada promoveu um dia diferente para os vocacionados. Durante a manhã foi rezada solenemente a oração das laudes, já no fim da tarde a Santa Missa em ação de graças pela vida e vocação dos nossos seminaristas.

Durante a celebração, presidida pelo reitor Pe. Alexandre Mothé, foi abençoada e inaugurada a nova biblioteca, que também servirá como sala de estudos para os seminaristas. ”Nos reunimos para um momento fraterno de convivência e celebração em nosso jardim. Rezemos sempre pelas vocações, em especial pelas sacerdotais, rezemos por nossos Seminaristas para que sejam fiéis ao chamado do Senhor”, mencionou a publicação nas redes sociais do seminário.

Ao longo desta semana como parte das comemorações pelo dia do Seminarista, os neo-diáconos retornaram à casa de formação para a condução da reflexão das Missas celebradas na sede do Seminário. Para o diácono Alan Nogueira, que foi ordenado, junto com Filipe Menengate, Luís Filipe Azeredo, Renan Valentim, Ricardo Figueiredo e Tayson Freitas, no último dia 18 de junho, é uma alegria retornar à casa, na qual passou quase 9 anos de formação. “Hoje retornar como ministro ordenado e poder partilhar da alegria da vocação com os irmãos que se preparam para o ministério ordenado é motivo de fazer memória e renovar os laços da amizade que nos une e fortalece, unidos aquele que nos chamou: Cristo Jesus. Deus seja louvado pelo sim de cada seminarista. Obrigado pela acolhida e fraternidade”, declarou diácono Alan.

Para o diácono Renan Valentim é um misto de sensações e sentimentos no coração. “Pela graça de Deus, a Igreja me fez Diácono. Nosso Senhor me olhou com misericórdia e me elegeu para o Seu serviço em favor do povo de Deus. Ofereço as primícias do ministério diaconal à querida comunidade de Varre-Sai, que tão generosamente rezou e trabalhou em prol de nosso ministério. Vamos além”, afirmou diácono Renan.