Circuito Religioso: São João da Barra se prepara para Semana Santa e Festa de Nossa Senhora da Penha

O município de São João da Barra, na região norte fluminense, se prepara para o Circuito Religioso com a festividade da Semana Santa e da Festa de Nossa Senhora da Penha, que será elevada a co-padroeira da cidade. O Circuito terá início no dia 31 de março e prossegue até 17 de abril, reunindo solenidades tradicionais no município neste período, que para os católicos representa o fechamento da Quaresma, passando por toda a Semana Santa e, depois, as comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Penha.

De acordo com o administrador paroquial Pe. Michael Cunha, na sede, acontecem as procissões do Fogaréu, do Encontro, do Senhor Morto e da Ressurreição de Jesus, além do espetáculo da Paixão de Cristo. “A semana santa é o ápice do período quaresmal onde celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A paróquia e as irmandades de São João Batista e do Santíssimo Sacramento organizam os eventos religiosos e culturais que comunicam pela arte e tradição, o sentido espiritual do maior evento da história da salvação, a entrega sacrificial de Nosso Senhor, nas mãos dos homens como oblação ao Pai por meio do Espírito Santo. Aqui em São João da Barra temos a particularidade das tradicionais profissões do depósito às procissões de Ramos, do fogaréu que em vários séculos foram acontecendo e se mantém até o dia de hoje. A procissão do encontro, do enterro e por último da Ressurreição, momento em que Cristo, vencedor do pecado e da morte, nos abre as portas do paraíso”, declarou o Pe. Michael.

A programação que engloba cultura, fé, tradição e religiosidade é realizada em parceria pela Paróquia São João Batista, com as irmandades de São João Batista, do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Penha, e conta com o apoio logístico da Prefeitura de São João da Barra. A Irmandade do Santíssimo Sacramento e Senhor dos Passos, promove desde 1730 a Semana Santa com todo esplendor e piedade, em espírito de unidade com a Paróquia de São João Batista. “Você que virá participar da semana santa em São João da Barra, encontrará em nossa Paróquia um momento de fé amor e tradição nas celebrações litúrgicas. Venha e participe”, finalizou o sacerdote.

Na sequência da Semana Santa, ainda no sábado véspera da Páscoa, tem início a programação da festa de Nossa Senhora da Penha. A procissão terrestre da padroeira, na praia de Atafona, promete reunir o maior número de devotos e fiéis, que vêm para fazer seus pedidos e agradecer pelas graças alcançadas. No dia 17 de abril, a Santa Missa Solene, será às 10h, e será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco. Após a celebração será feita a leitura da proclamação e descerramento da placa de comemoração em razão da elevação de Nossa Senhora da Penha como Co-Padroeira de São João da Barra.

– SEMANA SANTA

31/03 (Sexta-feira das Dores)

19h – Missa e procissão de Nossa Senhora das Dores

02/04 (Domingo de Ramos)

8h30 – Santa Missa

03/04 (Segunda-feira Santa)

19h – Missa e Solene Ofício das Trevas

04/04 (Terça-feira Santa)

19h – Missa e Procissão do Fogaréu

05/04 (Quarta-feira Santa)

19h – Procissão do Encontro e Missa

06/04 (Quinta-feira Santa)

19h – Missa e Celebração do Lava-pés

07/04 (Sexta-feira da Paixão)

15h – Solene Ação Litúrgica e Adoração do Cristo na Cruz

19h – Procissão do Enterro do Senhor

21h30 – Espetáculo da Paixão de Cristo

08/04 (Sábado Santo)

19h – Solene Vigília Pascal

09/04 (Domingo de Páscoa)

6h – Procissão da Ressurreição do Senhor

7h30 – Missa de Páscoa

– FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA

08/04 (Sábado de Aleluia)

20h – Carreata de Nossa Senhora da Penha saindo do Santuário

22h – Benção dos Carros

09/04 (Domingo de Páscoa)

09 – Terço Mariano e Ladainha

09h30 – 1º Dia do Oitavário da Padroeira

10h30 – Santa Missa Solene de Páscoa

11h30 – Saída da Cavalgada de Nossa Senhora da Penha

14h – Chegada da Cavalgada, benção dos cavaleiros e amazonas e levantamento do quadro na Praça da Padroeira.

10/04 (Segunda-feira)

18h – Terço das Mães e Ladainha

18h30 – 2º Dia do Oitavário da Padroeira

11/04 (Terça-feira)

18h – Terço Mariano e Ladainha

18h30 – 3º Dia do Oitavário da Padroeira

12/04 (Quarta-feira)

18h – Terço das Crianças

18h30 – 4º Dia do Oitavário da Padroeira

13/04 (Quinta-feira)

18h – Exposição do Santíssimo, Santo Terço e Ladainha.

18h30 – 5° Dia do Oitavário da Padroeira

00h – Acolhida festiva do dia dedicado à Padroeira

2h – Início da Vigília de Oração no Santuário Nossa Senhora da Penha

4h30 – Término da Vigília