Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã prepara formação para catequistas da Diocese de Campos

A Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã vai promover, em parceria com a Livraria Paulinas de Niterói, encontros de formação para todos os catequistas da Diocese de Campos, em todas as etapas da Pastoral. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19, os encontros acontecerão de forma online nos dias 08, 15 e 22 de março, na plataforma Webinarjam, desenvolvido pela Paulinas, sempre entre 19h45min até 21h30 min. De acordo com o assessor eclesiástico da Comissão Diocesana do Vicariato Norte, Pe. Fabiano Goulart, a formação virtual será promovida pelos dois Vicariatos da Diocese, uma unidade para o bem da Igreja Particular de Campos. Ainda, segundo a Comissão Diocesana, o tema da formação é “A catequese na missão evangelizadora da Igreja”, que vai envolver os catequistas das etapas do Batismo, Eucaristia e Crisma.

Para o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, o encontro é de extrema importância, uma oportunidade para a formação e espiritualidade, pois a vida do cristão passa por todo um processo de Iniciação à Vida Cristã, portanto, o catequista precisa estar preparado para estar junto e formado.  “Meus queridos catequistas da Diocese de Campos. Vamos assumir para valer uma catequese de expiração catecumenal. Você que é catequista, não só está convidada, mas intimada, pois a formação é fundamental para entender o novo marco inspirador da catequese, que é este diretório”, afirmou Dom Roberto.

O urso terá a participação da Ir. Vanderlane de Araújo, da Congregação das Irmãs Paulinas, ela é graduada em Teologia (PUC-SP) e pós graduada em Catequese (Unisal-SP). “Isso nos garante um processo que vai nos levar a atualizarmos, a partir deste novo diretório. Que conheceremos cenários da ação evangelizadora da catequese. Para evangelizar, temos que entender as pessoas onde elas estão e como são, como diz o Papa Francisco”, finalizou o bispo Dom Ferrerìa.