Devotos se preparam para fazer para fazer o Caminho de Santo Amaro

Tradição, fé e espiritualidade. Todos os anos uma multidão de devotos percorrem 40 km desde a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador no Centro da cidade de Campos dos Goytacazes até o Distrito de Santo Amaro. Uma tradição que vem de décadas e que a cada ano reúne um numero maior de peregrinos. O Projeto Caminho de Santo Amaro é realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Campos e tem como objetivo incentivar o turismo religioso na cidade.

Percorrer o Caminho de Santo Amaro é um desafio, mas representa a gratidão por graças alcançadas pela fé e devoção a Santo Amaro. Cansaço e o cumprimento de um voto é o sentimento dos peregrinos.  O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destaca que os 33km que ligam a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador constituem um verdadeiro itinerário de fé e de evangelização. Reproduz a jornada de Santo Amaro, Abade ate Glandfeul na França.

– O Caminho de Santo Amaro representa uma jornada marcada pela conversão e manifestação de prodígios e pela caridade do Santo. Na vigília da festa abre um espaço de peregrinação noturna, serena, meditativa e profundamente tocante porque oportuniza a volta da pratica da fé e cura interior e de uma renovação espiritual e eclesial visibilizando uma comunidade em saída, testemunha do Cristo e da busca do serviço e das mudanças do Reino. – reflete o bispo.

A jornalista Ulli Marques começou em 2016, participando da festa. Fez algumas imagens para um documentário que acabou não sendo editado. Mas nunca fez por promessa. Em 2017, fez o percurso a pé pela primeira vez.  E nunca deixou de fazer o Caminho de Santo Amaro.

– Eu não sou devota. Mas faço porque me sinto bem, porque sinto a necessidade de agradecer as conquistas que venho obtendo na minha vida O percurso é longo, sinto muitas dores durante a caminhada e no dia seguinte Mas vale a pena.  Vou pra agradecer e mentalizar boas energias para o próximo ano agora, em 2020, será a primeira vez que vou fazer a caminhada com um objetivo mentalizando um objetivo específico. – disse a jornalista.