Comunidade de Cimento Paraíso realiza Cerco de Jericó sem presença de fiéis

A Capela de São Joaquim e Santana, na localidade de Cimento Paraíso, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Italva, na Diocese de Campos, realizou o Cerco de Jericó, com adoração ao Santíssimo Sacramento com numero reduzido de participantes e respeitando as normas sanitárias e o distanciamento social. O encerramento Pe. Maxiliano Barreto passou pelas ruas da comunidade abençoando os fieis em suas casas. Momentos de emoção e da certeza que Jesus nunca abandonou seu povo.

– Realmente me surpreendi pela iniciativa de realizar o Cerco de Jericó diante de todos os desafios. Mas o importante foi que nestes dias a comunidade permaneceu em adoração ao Santíssimo. Uma comunidade de fé. E essa fé que dá forças a caminhada neste tempo de incertezas. E prepararam tudo seguindo todas as normas sanitárias e de distanciamento social. Os participantes usando máscaras e com a higienização das mãos. O momento mais emocionante de ver nas casas os nossos fieis nas casas, mas firmes na fé. – disse Pe. Maxiliano Barreto.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco elogia a iniciativa da realização do Cerco de Jericó, mesmo diante de todos os desafios da Pandemia do Coronavirus e a Comunidade aceitou enfrentar todas as intempéries do tempo e realizar a ação de colocar todas angustias, sofrimentos e as necessidades de vencer esse mal que aflige diante de Jesus Eucarístico. Em adoração 24 h e na certeza que a vitória é certa e em breve todos estarão na Casa Comum para agradecer a derrubada de todas as muralhas.

– Sem a presença dos fiéis, mas valeu porque a celebração mostra que somos capazes, mesmo sem muita gente derrubar os muros que nos impedem de alcançar a santidade que significa um maior comprometimento de uma maior evangelização e fundamentalmente nos abrirmos mais aos nossos irmãos na comunidade eclesial, mas também aos mais pobres e necessitados. Fazemos o Cerco de Jericó para isso. Da mesma forma que Jericó era uma cidade por onde era necessário passar para conquistar a Terra Prometida e hoje é preparar-se para objetivos maiores, objetivos do Reino e de ter uma Igreja mais presente, viva, servidora e missionária. – disse Dom Roberto Francisco.

A Ministra Extraordinária da Distribuição da Sagrada Comunhão Gesilane Duarte da Silva Paes fala da alegria da comunidade se unir em oração de suas casas e em comunhão na realização do Cerco de Jericó e comenta dos cuidados nos preparativos e no respeito nas normas sanitárias com numero reduzido de fies na igreja, mas em adoração durante o dia, noite e madrugada. Ela destaca a alegria de junto com a comunidade conseguir realizar estes dias de adoração pedindo pelo fim da Pandemia que aflige a todos.

– Escolhi os horários da madrugada. Acordava por volta das 2h30 e ficava das 3h e tenho muito que agradecer por estes dias em adoração a Jesus Eucarístico. E o dia todo nem sentia sono. E a alegria e emoção foi o encerramento em ver as famílias nas casas esperando o momento que Pe. Maxiliano passou pelas ruas com o Santíssimo. Desde o inicio a minha preocupação foi em manter as medidas sanitárias com álcool gel disponíveis. Tenho a certeza que isso esta perto de acabar. Creio e Jesus nunca vai nos abandonar. – disse.

Texto: Ricardo Gomes (Diocese de Campos/ Regional Leste 1)