Dom Roberto celebra Missa no Sítio Água Santa em Natividade

O Bispo Diocesano explicou que o Sítio, ainda não é oficialmente um Santuário, embora seja reconhecido pelas pessoas. Atualmente o município possui a Igreja Matriz que recebeu o título de Santuário há 20 anos.

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Filipe Araújo / Pascom Paróquia Santuário de Nossa Senhor da Natividade

Nesta quarta-feira (12/07), o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, presidiu a Santa Missa que marcou a Romaria que os fiéis fazem a cidade de Natividade, por conta das comemorações dos 56º anos da aparição de Nossa Senhora de Natividade, na região noroeste fluminense, que é comemorada no sítio Água Santa, conhecida popularmente como “Santuário das Aparições”. A Missa foi concelebrada pelo pároco Pe. João Genes, o vigário Pe. Janvier Kataca, o Pe. João Paulo de Souza e pelo Pe. Liomar dos Santos. O local, devido ao grande fluxo de fiéis, tem recebido o acompanhamento pastoral da Diocese de Campos, por meio da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade.

Dom Roberto, durante a homilia, enfatizou a piedade popular, a busca do cristão e o caminho que deve percorrer. O Bispo Diocesano explicou que o Sítio, ainda não é oficialmente um Santuário, embora seja reconhecido pelas pessoas. Atualmente o município possui a Igreja Matriz que recebeu o título de Santuário há 20 anos. “Um Santuário, que é um lugar de peregrinação, nasce na experiência de fé do povo de algo que aconteceu, de um sinal especial de Deus em um determinado local, onde os fiéis começam ali buscar um sinal da experiência de fé. A questão é que para ser santuário tem que pertencer a Igreja. A Diocese acompanha os peregrinos que vão até o sítio em romaria, através de Missas e a evangelização dos fiéis”, pontuou Dom Roberto.

Atualmente o Sítio Água Santa, em que é mencionado como onde ocorreram as aparições, é administrado pela Associação Nossa Senhora de Natividade. “O local se convencionou a chamar-se assim e a Diocese tem o cuidado pastoral com as pessoas que vão lá. Dom Roberto Francisco é a primeira vez que celebra Missa no sítio. A paróquia assiste aos fiéis que frequentam o sítio com Missa todo mês no dia 12, no dia da festa é uma programação maior. O pároco atual Pe. João Genes instalou o sacrário com o Santíssimo Sacramento em uma capela no sítio”, declarou o vigário forâneo Pe. Rogério Cabral.

Histórico Paróquia – Fundada em 1845 no coração da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade foi elevada à categoria de Santuário Diocesano em 2003. A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno. Posta em um pequeno altar, a imagem em madeira entalhada de Nossa Senhora da Natividade data do século XIX e é original da Espanha.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *